No dia 16 de dezembro de 2024 a Lousã recebeu alunos do 6º ano do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, no âmbito do projeto interdisciplinar “Património: Conhecer para proteger“, que explora o património material e imaterial de várias localidades. Este projeto inclui os Agrupamentos de Escolas de Condeixa-a-Nova, Penela, Soure e Coimbra e prevê várias atividades de intercâmbio ao longo do ano escolar.
O tema explorado na Lousã foi a Rota da Água, tendo sido dinamizadas pelos docentes do AEL várias atividades em torno de locais emblemáticos e com pessoas que falaram da importância da água e como esta foi sendo aproveitada na Lousã ao longo dos tempos. Estas aprendizagens foram e serão exploradas em diferentes disciplinas e projetos ao longo do ano letivo. Este projeto teve o apoio da CML e da Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho.
A atividade na Lousã mereceu a atenção do Diário de Coimbra que, no dia 18/12/2024 publicou a notícia no suplemento “Diário da Turma” (pág.2 e 3).