No âmbito da sensibilização para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, as professoras de Educação Especial da Sala Mediadora de Aprendizagens (SMA) da ESL em colaboração com a professora de Educação Física, Sandra Mónica, promoveram, no dia 2 de dezembro, a atividade Goalball, modalidade paralímpica disputada por pessoas com a deficiência visual, que decorreu no salão polivalente da Escola Secundária da Lousã (ESL), reforçando a importância para a promoção da inclusão que caracteriza o concelho da Lousã.
Participaram os alunos da SMA e da sala de Ensino Estruturado (SEE) da ESL, os alunos da turma do 4ºC da EB nº2 da Lousã, acompanhados dos respetivos professores e assistentes operacionais, assim com outros elementos da comunidade educativa.
Foram colocadas vendas nos olhos dos participantes que, seguindo só o guizo existente no interior da bola (goal ball), participaram no jogo com muito entusiasmo, apreciando muito a experiência vivenciada.
Ainda se concretizou a vinda à ESL de Fátima Francisco, cidadã surda que comunicou em Língua Gestual Portuguesa (LGP). Muitos assistentes operacionais, alunos, nomeadamente das turmas 7C, 7D e 12C, e professores tiveram oportunidade de aprenderem a comunicar com os gestos associados aos cumprimentos/agradecimentos e desejos: bom dia/boa tarde, bom trabalho, obrigado e bom natal.
Com estes momentos inclusivos sensibilizou-se a comunidade educativa para a interiorização de princípios e valores inerentes à inclusão tais como a resiliência, aceitação e valorização do ser humano, um dos direitos que consta do artigo 26º da Declaração dos Direitos Humanos.