Carregamento do cartão e marcação de refeições – Ano escolar 2022-2023

A partir de 1/9/2022, o procedimento para o carregamento do saldo do cartão escolar para alunos e trabalhadores do AEL, assim como os procedimentos para marcação e desmarcação das refeições, passa a ser feito de igual modo para todos os utentes do AEL.

Esta uniformização de procedimentos concorre para uma maior facilidade para os encarregados de educação no carregamento do cartão escolar, podendo, de forma simples e imediata, efetuar e gerir os carregamentos através de Payshop, Multibanco e MB WAY, sem qualquer tipo de custo para o utilizador, mas sujeito a valores mínimos mensais de carregamento.

Conforme se encontra explicado no folheto informativo, primeiro é necessário ativar o cartão escolar, acedendo ao portal SIGAhttps://siga.edubox.pt , com as credenciais disponibilizadas pelo Município. O portal SIGA está disponível num website e numa aplicação para smartphone SIGA2E (Android e IOS).

Se o encarregado de educação ou o trabalhador ainda não tem as credenciais, deverá solicitá-las através do e-mail ase@cm-lousa.pt  ou secretariadigital@aglousa.com, indicando o nome do aluno(a), ano de escolaridade, nome do encarregado de educação e os contactos telefónico e e-mail, caso seja necessário esclarecer alguma dúvida, ou dirigir-se aos Serviços Administrativos do AEL.

Recomenda-se a leitura do folheto informativo para fazer a aceitação das condições de uso e para associar os sistemas de pagamento à conta do utilizador SIGA, que permitem o carregamento do cartão escolar, e também conhecer os pontos de carregamentos Payshop. Não é possível efetuar o carregamento do cartão em numerário nos estabelecimentos de ensino.

Vídeo de apoio à ativação do cartão no portal SIGA:

Na marcação das refeições, os encarregados de educação e os alunos e alunos, devem ter em atenção o seguinte:

  1. A marcação de refeições escolares é obrigatória para todos os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, no portal SIGA, incluindo os alunos com escalão A ou B e os alunos com necessidades específicas.
  2. A marcação de refeições escolares deve ser feita até ás 16h00 do dia anterior à data do consumo da refeição e, depois deste limite, até ás 10h30 do próprio dia, sujeito a uma multa de 0,30€ para todos os alunos, incluindo os alunos com escalão A ou B.
  3. Não havendo saldo no cartão escolar é permitida, no máximo, a marcação de 2 refeições que serão imediatamente deduzidas quando o cartão escolar for carregado.
  4. As ementas são disponibilizadas no portal SIGA e afixadas nos estabelecimentos de ensino.

Vídeo de apoio à marcação de refeições no portal SIGA (Nota: a plataforma SIGE deixa de servir para este efeito):

O funcionamento dos refeitórios escolares é acompanhado por trabalhadores designados para o efeito nas escolas e jardins de infância e, também, por uma Equipa da Qualidade Alimentar da Câmara Municipal da Lousã.

Na plataforma Inovar Consulta, no menu Questionário/Outros, os alunos e os encarregados de educação podem avaliar a qualidade do serviço prestado nos refeitórios.

O/A encarregado(a) de educação pode consultar o Manual de Utilizador do portal SIGA AQUI

Qualquer reclamação ou dúvida poderá contactar os Serviços Administrativos do AEL através do e-mail secretariadigital@aglousa.com ou através do telefone 239 990 140.