O Jardim de Infância da Lousã tem um amplo espaço exterior, mas estava subaproveitado em termos de oferta de jogos e brincadeiras para as crianças. Neste ano letivo, o projeto Eco-Escolas, integrado no Plano Anual de Atividades, teve como objetivo a valorização dos espaços exteriores, dotando-os de equipamentos e estruturas que facilitem a interação e o desenvolvimento socio motor das crianças, estimulando também a criatividade e a imaginação.
O objetivo foi cumprido e até excedeu as expetativas iniciais graças à colaboração e empenho dos vários parceiros educativos, a Câmara Municipal da Lousã, a Junta de Freguesia Lousã e Vilarinho, da Direção do AEL, da Associação de Pais do JI da Lousã, do trabalho dos encarregados e encarregadas de educação, das educadoras, das assistentes operacionais, dos monitores da ACTIVAR, e do apoio de várias entidades e empresas.
A maioria das tarefas de construção e valorização dos equipamentos e espaços decorreram aos sábados do mês de maio e alguns de junho/2021, notando-se o entusiasmo de todos os envolvidos.
No final, ganharam as crianças e toda a comunidade educativa que usufrui do resultado deste trabalho colaborativo, da capacidade de sonhar e contruir, da melhoria do envolvimento de todos, como o propósito comum: «tornar as crianças mais felizes».
Neste documento fica um resumo em imagens do trabalho realizado aos sábados no JI da Lousã.