O Município da Lousã e o Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL) associaram-se novamente este ano letivo, para promover aprendizagens em ambientes inovadores, com três aplicações educativas “Classplash”.
O Município ofereceu as licenças para utilização das aplicações, a todas as crianças do 1.º ciclo e às turmas do 5.º e 6.º anos que manifestaram interesse, num total de 674 alunos, envolvendo ainda 17 docentes.
As 3 aplicações disponíveis gratuitamente são:
> O “Rhythmic Village”, mais utilizado no 1.º e 2.º ano, um jogo rítmico que introduz à leitura das figuras rítmicas e a instrumentos de percussão;
> O “Flute Master”, o preferido dos alunos, um jogo educativo que desenvolve aptidões para a Flauta de Bisel e de leitura na pauta;
> O “Cornelius Composer”, com o qual professores e alunos podem facilmente compor música sem software complexo e difícil de usar.
Estas aplicações são úteis para a aprendizagem da música, mas também para o ensino do uso das tecnologias e para promoção de línguas estrangeiras, já que facilmente se consegue mudar a língua.
As licenças oferecidas pela Câmara Municipal para instalar e jogar em casa, estão disponíveis na plataforma “Classroom” das respetivas turmas e têm sido utilizadas pelos alunos e docentes no ensino a distância.
Ver vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=z25f-Q7KJl8