No dia 13 de fevereiro de 2020, a Câmara Municipal da Lousã (CML), em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lousã, assinalaram numa sessão realizada na ESL o início de uma campanha de distribuição de 2500 sacos aos alunos de todos os ciclos de ensino do Concelho.
Esta sessão contou com a presença do Senhor Presidente da CML, Dra Luís Antunes, que referiu a importância e o impacto ambiental e social da reciclagem no concelho, dando nota que no conjunto das escolas foram recolhidas cerca de 71 toneladas de papel e cartão e 47 toneladas de plástico e de metais.
Nesta sessão foi dado inicio à distribuição de 2500 sacos aos alunos de todos os ciclos de ensino do concelho, com o objetivo incentivar os alunos a levarem de casa para as Escolas os resíduos recicláveis no âmbito do projeto “Lousã Recicla + na Escola”.
Este esforço na reciclagem, para além do contributo na preservação do meio ambiente e uma melhor gestão dos recursos naturais , traduz-se numa receita que possibilita a aquisição de equipamentos/ ajudas técnicas e apoio a tratamentos médicos de alunos e outras pessoas da comunidade, tendo sido já angariados e aplicados 17.567,60 euros.
Ainda nesta sessão foram apresentadas três exemplos de ajudas técnicas recentemente adquiridas, uma cadeira de rodas para um jovem, uma cadeira de banho assistido para uma criança e uma grua elevatória para transferência que apoia os alunos com graves problemas de mobilidade da Escola básica nº 1 da Lousã.