No dia 6 de dezembro a aula de Economia do 12º A e B decorreu nos viveiros Quinta dos Cômoros. A turma foi gentilmente recebida pela proprietária, D. Anabela Neves, que explicou cada etapa do trabalho desenvolvido na empresa.
Os alunos ficaram cientes da minúcia de que se reveste as várias áreas de trabalho, desde a produção e venda, até à gestão da empresa, mas também da satisfação que dá a quem o faz com gosto, até porque trabalhar ao ar livre, e com a natureza é profundamente agradável.
Nesta visita os alunos ficaram com um melhor conhecimento sobre a importância de que se reveste o setor dos viveiros para o concelho da Lousã, no que toca à área utilizada, ao destino da produção – com uma forte componente de exportação – , aos cuidados fitossanitários e ambientais e ainda com respeito à mão de obra envolvida.
Relativamente à mão de obra, a responsável pela empresa lamenta a dificuldade no recrutamento de pessoal, fruto de preconceitos face ao trabalho agrícola (que urge desmistificar), apontando aos nossos jovens a agricultura como um setor de futuro que é rentável, desde que assumido de numa perspetiva de gestão empresarial, sem prescindir do empenho, esforço, organização, iniciativa e perseverança.
Além dos conhecimentos técnicos aprendidos, os alunos tiveram a oferta de uma almoço confecionado, maioritariamente, com produtos da quinta.
Esta aula foi mais um exemplo de como a escola também acontece “fora de portas”, até porque “tudo é economia”.
Aso responsáveis da Quinta dos Cômoros um agradecimentos por ter colaborado com o AEL, facilitando esta experiência aos alunos do ensino secundário.