A turma finalista do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, esteve envolvida no Projeto GAME – Ganha a Melhor Escola, com um grupo de quatro alunos, a designar, Daniel Norberto, Miguel Simões, Luís Fernandes e Diogo Fernandes, acompanhados pelo Professor José Alberto Gomes.
Este projeto foi promovido pela S.ENERGIA e por outras Agências de Energia parceiras, nomeadamente a ADENE, AGENEAL, AMEAL, AMESEIXAL, AREANATEJO, CASCAIS AMBIENTE, ENA, ENERAREA e AREAC, Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro.
O projeto Game foi desenvolvido entre janeiro e maio do presente ano letivo e consistiu em desenvolver uma auditoria energética à escola, identificando e analisando as principais cargas consumidoras de energia, que permitiram definir algumas medidas comportamentais que, sem custos ou com custos muito reduzidos, permitissem melhorar o desempenho energético da escola, passando essas medidas essencialmente pela sensibilização dos utilizadores dos diversos espaços, para pequenos gestos, mas que contribuem muito significativamente para a redução da fatura energética.
Foram ainda identificadas durante a realização dos trabalhos, algumas medidas complementares de racionalização de energia que com algum investimento, permitiriam reduzir significativamente os consumos energéticos do estabelecimento escolar.
A participação dos nossos alunos neste tipo de ações tem um impacto muito positivo, uma vez que para além de os sensibilizar para a temática do consumo energético e da racionalização da energia, de estrema importância nos nossos dias, vai permitir à escola reduzir a fatura energética e desta forma, contribuir positivamente para a melhoria do ambiente.
Estão, portanto, de parabéns os nossos alunos, com a obtenção do segundo lugar no projeto GAME que, para além de contribuir indiscutivelmente na sua formação, permitiu à escola receber um prémio de 750 € e um analisador de consumos de energia, que a curto prazo permitirão implementar algumas das medidas complementares identificadas.