O Conselho Geral do AEL, reuniu em 28 de maio e, entre outros assuntos, aprovou o Projeto Educativo (PE) para o triénio 2019-2021.
O PE é um instrumento de gestão estratégico de autonomia e de gestão escolar, consagrados na Lei, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais o agrupamento de escolas se propõe cumprir a sua função educativa e de serviço público. É também um documento dinâmico que, mediante avaliação periódica do impacto da atividade organizacional (nas vertentes pedagógica, administrativa e financeira, gestão de recursos), poderá ser ajustado.
Na elaboração deste documento, o envolvimento de toda a comunidade foi uma prioridade, tendo sido concretizado do seguinte modo: 1ª fase – recolha de contributos junto de alunos, docentes, não docentes, pais e comunidade em geral e informações dos relatórios de autoavaliação de anos anteriores; 2ª fase – elaboração de uma proposta de PE; 3ª fase – apresentação da proposta à comunidade para recolha de mais contributos de melhoria; 4ª fase – análise pelo Conselho Pedagógico para submeter à aprovação do Conselho Geral; 5ª fase – aprovação do documento pelo Conselho Geral, seguindo-se a divulgação da versão final.
A Direção do AEL agradece o empenho de todos os elementos da comunidade educativa que contribuíram para a elaboração deste documento, com especial reconhecimento ao trabalho feito pela Equipa do Projeto Educativo. Tratou-se de um verdadeiro trabalho colaborativo para «Construir uma Educação de Excelência».