Leitura em Festa!

Integrada na “Semana da Leitura 2019”, com o lema “Hoje Leitor, Amanhã Leitor” e organizada pela Rede de Bibliotecas da Lousã, da qual fazem parte a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas, a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares, decorreu, na passada sexta-feira, dia 5 de abril, no Palácio da Lousã Boutique Hotel, a Gala da VIII.ª Edição do Concurso de Leitura da Lousã.

Após a leitura e dramatização do livro “A menina Gotinha de Água” de Papiniano Carlos, pelo grupo de teatro “Barraca Preta” da Associação EFEIT’ARDÓSIA, e da entrega de prémios do Concurso “Cartaz da Paz” da Fundação Lions Club International, seguiram-se as leituras pelos 15 concorrentes (dos 2.º ao 6.º anos), sob o tema “A Água”. Houve, ainda, um momento de leitura coletiva pelos alunos suplentes.

Foram lidos excertos de Juju, a tartaruga de Maria Aurora Carvalho Homem, O Pastor de Nuvens e outas histórias de Inácio Pignatelli, O Aquário de João Pedro Mésseder, Na Terra e no Mar de António Sérgio, O Homem do guarda-chuva de Isabel Mendonça Soares e As lágrimas são netas do Mar de José Vaz.

O Clube de Rock do Agrupamento de Escolas animou a audiência numa iniciativa que contou, também, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, do ATL da Cáritas Diocesana da EB n.º 2, da CPCJ Lousã, da Cooperativa Trevim e da Porto Editora.
O júri, constituído por Filomena Fernandes, Filomena Oliveira, Isaías Matias, Marcelo Leitão e Natércia Pereira, deliberou serem vencedores:
– no 2.º ano – Bárbara Roque;
– no 3.º ano – Duarte Miguel Fernandes;
– no 4.º ano – Sofia Fernandes;
– no 5.º ano – André Aleixo;
– no 6.º ano – Matilde dos Santos.
Todas as escolas participantes tiveram, nesta edição, alunos premiados.

A Rede de Bibliotecas da Lousã agradece aos professores e às famílias dos alunos e congratula-se com o elevado nível dos concorrentes.