
No dia 9 de setembro, realizaram-se no Teatro Municipal da Lousã, as Jornadas Pedagógicas 2025, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Lousã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lousã e a Escola Profissional Status.
Este evento, de grande importância para a comunidade educativa, marcou o início de mais um ano letivo reunindo docentes, não docentes, técnicos e parceiros da comunidade educativa em torno de temas atuais e relevantes para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Durante a manhã, a abertura da sessão foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas da Lousã, Pedro Balhau, pela Diretora da Status – Escola Profissional, Patrícia Duarte, pelo Diretor do Nova Ágora CFAE, Alberto Barreira e pelo Representante das Associações de Pais, Miguel Serra. Seguiu-se a intervenção do Presidente da CPCJ da Lousã, enfermeiro Cristiano Gonçalves, subordinada ao tema “Esclarecer para Desmistificar”.
Na segunda parte, do período da manhã, os participantes tiveram oportunidade de visitar e ficar a conhecer as potencialidades pedagógicas de vários Museus/Espaços culturais do concelho, numa perspetiva de “Escola Fora de Portas”.
Após a pausa de almoço, decorreram quatro conferências, dinamizadas por especialistas, distribuídas por dois painéis, promovendo o diálogo entre teoria e prática. No primeiro painel, moderado pelo Prof. Mário Maia, o Dr.º Pires do Vale e a Dr.ª Rita Cordovil, orientaram os trabalhos em torno do tema “Ecos do Sentir: Arte e Brincar numa Educação com Sentido”. No painel seguinte, o Prof. José Hermínio Oliveira e a Dr.ª Marta Pinto, com a moderação dos alunos Afonso Silva e Afonso Teixeira, refletiram em redor da temática “Ecos de uma Escola em Transformação: Ver para Aprender, Criar com IA”.
Para terminar, e antes da sessão de encerramento, o Professor Carlos Sêco apresentou ao público um vídeo de animação da sua autoria, com a personagem Jonas, o Reguila, sobre a temática dos incêndios e da necessidade de reflorestar a Serra da Lousã.
A sessão, conduzida pela Vice-Presidente da CML Dr.ª Henriqueta Oliveira, mostrou-se um espaço privilegiado para trocar experiências, apresentar projetos e refletir sobre os desafios e oportunidades da educação no século XXI.