Mobilidades Erasmus+ abrem portas a novas experiências

Em 2024/2025 deu-se continuidade ao Plano de Ação Erasmus+ nos vetores SCHOOL e VET, correspondendo respetivamente ao 3.º e 2.º ano dos projetos de acreditação Erasmus+, alinhados com a concretização dos objetivos do Plano de Internacionalização do AEL. No Ensino Escolar o enfoque foi para a realização de mobilidades com alunos do 3.º ciclo e do Ensino Secundário e no Ensino Profissional docentes e elementos do pessoal não docente tiveram a oportunidade de participar em atividades de Job-shadowing e em cursos estruturados.

No âmbito do setor Escolar – Projeto 2024-1-PT01-KA121- SCH-000214654, há a referir as seguintes mobilidades, neste 3.º ano de implementação da acreditação:

– 1 mobilidade de grupo de alunos (6 discentes e 2 docentes acompanhantes) à Bélgica- Bruxelas e European Space Agency, integrada nas atividades do Projeto/Clube CANSAT, em março de 2025.

– 1 Mobilidade de Grupo de alunos aos Países Baixos (Hoogeveen, Amesterdão, Amersfoort e Utrecht) integrada no projeto eTwinning “F.R.I.E.N.D.S. –Feel, Read, Inspire, Engage, Nurture, Dream and Do, Share” e que envolveu 20 alunos da turma C de 9.º ano e 2 docentes acompanhantes, em Abril de 2025, com atividades conjuntas na escola parceira Roelof Van Echten College de Hoogeveen;

– Participação no curso “Integrating AI in the Classroom With Critical Thinking”, em Budapeste em julho de 2025, por parte de 3 docentes (1 do 1.º CEB, pela 1.ª vez, numa mobilidade internacional).

No que respeita ao Setor do Ensino Profissionalprojeto 2024-1-PT01-KA121-VET-000222934 há a considerar as seguintes Mobilidades, neste 2.º ano de implementação da acreditação:

-1 docente realizou Job-shadowing em Hoogeveen, Países Baixos, em Abril de 2025;

-4 docentes (3 pela 1.ª vez numa mobilidade internacional) participaram em atividade de Job-shadowing em Rimini, Itália, em abril de 2025;

– 6 participantes (4 pela 1.ª vez numa mobilidade internacional) – 4 docentes e 2 elementos do pessoal não docente (1 assistente técnica e 1 assistente operacional) participaram no curso “Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention”, em Praga em julho de 2025.   

Acresce ainda que no presente ano letivo o AEL recebeu 3 docentes (a diretora, a coordenadora Erasmus+ e 1 docente eTwinner) da Escola espanhola de Cabezón de la Sal em Visita Preparatória ao nosso agrupamento. Mediaram-se também contactos para a realização de 1 estágio- VET de 2 alunos de outra escola espanhola numa empresa local e submeteu-se uma candidatura à Ação KA2 para um projeto no 1.º CEB. Deste modo,2024/2025 foi um ano muito profícuo em formação, intercâmbios e experiências internacionais, sendo que também já se encontram aprovadas as candidaturas a  para os projetos nos setores Escolar e Profissional, a desenvolver no próximo ano letivo.

Constata-se assim, que uma mais-valia foi o alargamento da rede de contactos e parceiros internacionais e, acima de tudo, salienta-se o desenvolvimento de mobilidades com alunos no âmbito do SCHOOL (3.ºCEB e Ensino Secundário),que, pela primeira vez, participaram em mobilidades internacionais, num total de 26 discentes. No que respeita ao setor VET, se no ano anterior o enfoque foi na realização de estágios com alunos do Ensino Profissional, neste ano letivo deu-se primazia ao desenvolvimento de competências por parte de elementos quer do pessoal docente, quer do pessoal não docente, em cursos e em atividades de Job-shadowing.

Em suma, considera-se que este ano foi muito rico em atividades Erasmus+ contribuindo para fortalecer a cidadania europeia, sendo que, pela primeira vez realizaram-se Mobilidades de Grupo de alunos no setor SCHOOL e os 2 projetos envolveram um total de 26 discentes e 18 adultos (16 docentes e 2 elementos do Pessoal Não docente; sendo 7 pelo setor SCHOOL e 11 pelo setor VET), permitindo o enriquecimento pessoal e profissional dos diversos participantes e, no caso dos discentes, experiências únicas e inesquecíveis de aprendizagem em grupo e em contextos reais e motivadores, integradas e articuladas com outros projetos, tais como o CANSAT e o projeto eTwinning.