
No âmbito da Educação Inclusiva, decorreu de 28 de março a 30 de maio, a Ação/Oficina de Formação “Educar e sensibilizar para olhares diferentes: Práticas Artísticas em contexto de Educação Inclusiva”, para professores dos Grupos 100, 110 e 910, do Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora (CFAE).
Esta ação teve a duração de 25 horas, acreditadas pelo CFAE, e foi desenvolvida pelas formadoras/ docentes de Educação Especial, grupo 910, Ilda Dias e Maria de Fátima Pedroso, dos Quadros do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e da Lousã.
Com abordagem teórica e prática às Artes Visuais, a ação pretendeu capacitar os formandos/docentes com ferramentas pedagógicas inclusivas, que possibilitem o desenvolvimento de metodologias ativas e cooperativas de aprendizagem e estratégias educacionais mais inclusivas e motivadoras, valorizando a sensibilidade estética e artística de todos os alunos, conforme preconiza o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, e o Plano Nacional de Artes (PNA), entre outros normativos legais.
Salienta-se que esta oficina constituiu um grande desafio para os 20 formandos/professores que participaram com muito interesse e empenho em todas as atividades propostas, quer no decorrer da ação (presencial), quer em contexto de sala de aula, com os seus alunos (trabalho autónomo).
Considera-se que os objetivos propostos foram totalmente alcançados, sendo de destacar o interesse, motivação e satisfação de todos os alunos. Os vários trabalhos foram expostos em todas as Escolas envolvidas, sendo apreciados e valorizados pela comunidade educativa.