
Na passada quinta-feira, dia 22 de maio, o Jardim de Infância das Fontainhas foi palco de uma atividade muito especial – a “Hora do Conto” – dinamizada no âmbito do projeto EKUI – Equidade, Conhecimento, Universalidade e Inclusão, que tem vindo a destacar-se a nível nacional pelas suas práticas inclusivas em contexto educativo.
As crianças foram convidadas a mergulhar no universo do livro “EKUI e o Monstro das Barreiras”, da autora Celmira Macedo, através de uma leitura acessível e inclusiva, enriquecida com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Na EKUIlândia, com a ajuda do duende mágico EKUI e dos seus amigos, as crianças entraram numa grande aventura para derrotar o Monstro das Barreiras, com recurso a diferentes formas de comunicação – entre elas o alfabeto EKUI, que integra braille, linguagem gestual, escrita e imagem. O conto desta história promoveu de forma lúdica e participativa valores fundamentais como a diversidade, o respeito pelas diferenças e a eliminação de barreiras na comunicação e na aprendizagem.
Esta iniciativa contou com a participação ativa de todas as crianças, independentemente das suas capacidades ou necessidades específicas, proporcionando momentos de partilha, descoberta e envolvimento, alinhados com os princípios de uma educação verdadeiramente inclusiva.
Só que esta aventura não fica completa aqui! Para lhe assegurar a continuidade as educadoras do Jardim de Infância das Fontainhas e uma docente de Educação Especial do Agrupamento de Escolas da Lousã estão atualmente a frequentar formação específica, com vista à implementação da metodologia EKUI, que se baseia numa abordagem multissensorial e inclusiva da aprendizagem.
O projeto EKUI cofinanciado pelo Centro 2030, Portugal 2030 e Portugal Inovação Social, conta com o apoio da Câmara Municipal da Lousã e do Agrupamento de Escolas da Lousã, reforçando o compromisso coletivo com uma escola para todos.