
No dia 5 de novembro, pelas 11h05, decorreu no Agrupamento de Escolas da Lousã a 13.ª edição do exercício “A Terra Treme”, organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Este ano a data coincidiu com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (World Tsunami Awareness Day), reforçando a importância da preparação e sensibilização para os riscos naturais.
Durante cerca de 1 minuto todos foram desafiados a realizar os três gestos essenciais de proteção: “Baixar, Proteger e Aguardar”. A participação neste exercício é uma oportunidade para as escolas fortalecerem a resiliência e a segurança da comunidade escolar, promovendo o conhecimento e a preparação face ao risco sísmico e o desenvolvimento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.
Após a realização do exercício A Terra Treme, alguns alunos do AE da Lousã, do Pré-escolar ao 12º ano, do ensino básico, secundário e profissional, participaram também no simulacro de evacuação, tendo-se dirigido até ao “Ponto de Encontro” das diversas Escolas e Jardins-de-Infância do AEL (houve alunos que não conseguiram realizar este segundo simulacro, devido a constrangimentos provocados pelas obras nas escolas, condições climatéricas e outras).

