Bem-Estar Emocional: promoção de estratégias no contexto escolar

No dia 10 de julho, no Museu Municipal Álvaro de Lemos, na Lousã, decorreu uma Ação de Curta Duração(ACD)  com o tema: “Bem-Estar Emocional: promoção de estratégias no contexto escolar”.
 
Esta ACD promovida em conjunto com o Agrupamento de Escolas da Lousã e o Centro de Formação Nova Ágora, contou com a presença da Dra. Isabel Henriques, Psicóloga da Direção Geral da Educação e da Enfermeira, Maria José Martins, da Happy Teams. 
 
A Dra. Isabel Henriques dinamizou uma interessante palestra, com dados sobre a importância do Bem-Estar Emocional em contexto escolar, números sobre a realidade e as diferentes especificidades em ambientes escolares, desafios que as escolas enfrentam hoje em dia: alunos migrantes de diferentes países e com  necessidades específicas conforme o seu background, docentes com múltiplas tarefas a desempenhar num contexto  em contínua evolução, o desafio das novas tecnologias e do bem-estar digital, a importância da educação para a saúde em todas as suas vertentes e o papel da educação para a cidadania, num contexto cada vez mais exigente. 
 
A Palestrante deixou também algumas estratégias não só para o Bem-Estar Emocional em contexto escolar, para docentes, discentes e suas famílias, mas também para o autocuidado, aspeto fundamental para que haja um ambiente saudável nas escolas.  Disponibilizou, ainda, documentação e contactos importantes nestes domínios.
 
A Enfermeira Maria José Martins realizou uma sessão de Yoga do Riso e apresentou a Happy Teams aos formandos, desenvolvendo atividades para a promoção do Bem-Estar Emocional. Para além dos exercícios de relaxamento e introspeção, foram desenvolvidos jogos que proporcionaram a partilha entre pares, a boa disposição, bons momentos de riso e convívio. 
 
Esta ACD sobre Bem-Estar Emocional inseriu-se no Plano de Melhoria do Bem-Estar Emocional, do AEL.
Seguiu-se o convívio anual “Sunset do AEL”, com docentes, não docentes e parceiros educativos.