QUANDO RECICLAR É CUIDAR

O projeto “Reciclar e Criar… a Pensar no Bem-Estar” foi retomado no presente ano letivo, dando continuidade à iniciativa implementada com grande sucesso no ano transato.

O reconhecimento da comunidade educativa e a distinção conferida pelo Selo Escola Amiga da Criança evidenciam a relevância e o impacto desta ação no contexto escolar.
Sob a coordenação das docentes Sílvia Leal e Anabela Marques, o projeto tem sido desenvolvido com o propósito de fomentar a autonomia dos alunos com necessidades específicas do CAA – Sala Mediadora de Aprendizagem, promovendo competências funcionais através da realização de atividades práticas e colaborativas.
Destaca-se a colaboração do assistente operacional Carlos Rodrigues, cuja experiência e dedicação têm sido determinantes no apoio aos trabalhos realizados com madeiras e outros materiais reciclados, assegurando a correta utilização de ferramentas e práticas seguras e responsáveis durante todas as
etapas do processo.

Também foi fundamental o apoio da assistente operacional Clara Polaco, dada a sua criatividade e disponibilidade para abraçar novos desafios.

Ao longo do ano, foram elaborados diversos trabalhos utilizando materiais reciclados — nomeadamente paletes, pneus e outros elementos reutilizáveis — com vista à requalificação e valorização dos espaços escolares, com a criação de bancos, balcão de apoio ao bar, painéis festivos para registo fotográfico e
mesas de jogos de tabuleiro tradicionais.

Este projeto, que integra princípios de sustentabilidade, criatividade e responsabilidade social, permite motivar os alunos para aprendizagens essenciais com foco na funcionalidade e transição para a vida adulta.