Dia Internacional do Brincar

No passado dia 28 de maio foi comemorado, na Escola Básica N.º 1, o “Dia Internacional do Brincar”.

Nesse sentido, dinamizaram-se várias atividades lúdicas, através da exploração de vários jogos tradicionais, envolvendo a comunidade educativa do 1.º ciclo e outros alunos que também quiseram participar. Todos os discentes participaram com muita alegria, experimentando brincadeiras que alguns não conheciam, o que permitiu promover a transmissão de valores e saberes locais entre gerações, proporcionando momentos de alegria e convívio.

As atividades foram realizadas nos espaços exteriores da Escola (no recreio), no intervalo das aulas, e contou com a colaboração dos alunos do Clube Ubuntu, do 8.º ano, turma E, e com o apoio dos professores da Unidade de Apoio à Multideficiência, da Coordenadora do Projeto do Ubuntu e das Assistentes Operacionais.

Os jogos propostos foram os seguintes: “Jogo do Lencinho”, “Macaquinho de Chinês”, “Jogo de Sacos”, “Jogo da colher de pau, com um ovo”, “Jogo do Burro”, “Jogo das Cordas”, “Jogo do anel” e “O Troca Tudo”.

Esta atividade teve como objetivo promover o brincar, a diversão, a aprendizagem e o cumprimento de regras, bem como estimular a atenção, a concentração, a criatividade e momentos de lazer. Todas as aprendizagens que pretendem desenvolver o bem-estar dos nossos alunos, têm impacto na atitude cívica de cada um, para além de serem extremamente benéficas para o seu desenvolvimento psicossocial e para a inclusão, pelo que ressaltamos a dinâmica proporcionada pela Equipa do Ubuntu, pelas atividades que dinamizaram com elevada motivação e entusiasmo. Também o convívio e partilha com toda a comunidade educativa.

Agradecemos, especialmente a colaboração do docente Mário Maia, o qual orientou os alunos do Clube Ubuntu, acerca da dinâmica dos Jogos Tradicionais e dos materiais facultados, sendo assim possível a execução dos referidos jogos.

Foi muito gratificante ver a adesão e felicidade das crianças, estampada no rosto de cada uma delas, com destaque para as crianças da Unidade de Apoio à Multideficiência, a Unidade de Autismo e a Sala Mediadora de Aprendizagem que se divertiram uns com os outros.

Constatou-se assim, a verdadeira Inclusão, ou seja a escola de TODOS e para Todos!