O Agrupamento de Escolas da Lousã participa em projetos eTwinning desde o ano da sua génese, 2005, sendo que vários desses projetos obtiveram o Selo Europeu de Qualidade revelando-se uma mais-valia para que os nossos alunos pudessem construir aprendizagens em contextos diferenciados e em cooperação com os seus pares de outras escolas da Europa. Estes projetos têm incidido em diferentes temáticas, tais como preservação do ambiente, estilos de vida saudável, promoção de hábitos de leitura, competências digitais, ocupação dos tempos livres, gastronomia e património, entre outros. Para os docentes o eTwinning tem igualmente sido uma oportunidade para o trabalho colaborativo e para a partilha de experiências.
O AEL também já obteve 3 prémios nacionais e já esteve representado em eventos internacionais tais como os Encontros eTwinning em Bucareste (2008), em Sevilha (2010) e em Varsóvia (2017) e detém o Selo Escola eTwinning desde 2018. No AEL também promovemos a formação de docentes no âmbito do eTwinning – entre 2010 e 2014 realizou-se uma ação de formação de 15 horas e duas de 50 horas envolvendo mais de 50 docentes do concelho da Lousã e de outros concelhos vizinhos, bem como Ações de Curta duração, e mais recentemente tiveram lugar 2 oficinas de formação (15 horas cada) nas áreas das Línguas Estrangeiras e STEAM, com docentes de várias regiões do país.
No ano letivo 2021/22 concluiu-se o projeto trianual eTwinning/ Erasmus+ (2019-1-PL01-KA229-065490) “To a Healthy lifestyle, step by step”, em parceria com escolas da Polónia e de Espanha, subordinando-se à temática dos hábitos de vida saudável. Teve como objetivo principal incentivar os alunos a passar mais tempo ao ar livre e a praticar desporto, proporcionando a reflexão e partilha sobre a alimentação saudável, a gestão de emoções, o desenvolvimento de competências-chave, a motivação dos jovens para o uso da língua inglesa em contextos reais e para o conhecimento e respeito por novas culturas e a partilha de ideias, metodologias de ensino e aprendizagem. Estruturou-se em 6 desafios base, e sempre que possível, na modalidade “sala de aula invertida”, sendo os alunos os principais agentes e atores do conhecimento. Decorreu em articulação com os projetos “+Contigo”, “Com Conta Peso e Medida” da ARS Centro, bem como com o Plano Nacional das Artes/Projeto Cultural de Escola e Ciência Viva.
No ano letivo de 2021/2022 o AEL alcançou um total de 12 selos nacionais de qualidade em 3 projetos diferentes. No 1.º ciclo, o projeto “Be Smart, Break Free!”, com o seguinte comentário da Organização Nacional de Apoio do eTwinning: “É um ótimo exemplo de aplicação de Gamification para o processo de ensino-aprendizagem com uma turma do 4º ano. O espaço de trabalho no Twinspace está muito bem estruturado e de fácil acesso.” No 2.º ciclo foi distinguido o projeto “My biggest River”, havendo a destacar o seguinte: “O projeto apresenta algumas evidências de inovação pedagógica e criatividade e de utilização apropriada de ferramentas TIC.” No 3.º ciclo o projeto “To a Healthy lifestyle step by step”, desenvolvido a par com o Programa Erasmus+, conseguiu a seguinte avaliação: “o respeito pelo ambiente, a promoção da saúde e bem estar dos jovens através da adoção de estilos de vida saudáveis baseados na atividade física, na recuperação de jogos tradicionais e no contacto com a natureza conduzem à felicidade individual e à construção de sociedades equilibradas. O projeto promoveu o desenvolvimento de questões relacionadas com Ciência, Artes (…), as competências essenciais para o século XXI. Desenvolveram-se competências comunicativas, a proficiência linguística do Inglês através da criação de situações de comunicação em contexto real. Constata-se uma boa articulação entre os professores dos três países e uma participação ativa na tomada de decisões relativamente às atividades a realizar (…). Projeto bem conseguido que terá sido uma mais valia para os alunos, professores e famílias.”
Destaca-se o facto de que todos estes projetos estiveram alinhados com o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) e com o Plano de Internacionalização do AEL. No total estiveram envolvidos mais de 200 alunos dos 3 ciclos de ensino e docentes de diversos ciclos e áreas disciplinares.
No ano letivo 2021/22 foi também lançada no AEL a Academia Júnior eTwinning, com alunos de várias escolas e ciclos de ensino do agrupamento, entre os quais alguns Embaixadores Digitais. A AJE continua em funcionamento e tem como objetivo primordial dar voz aos alunos eTwinners, possibilitando também que estes deem a conhecer este programa junto dos seus pares.
Esperamos que a comunidade de eTwinners continue a aumentar no AEL para que cada vez mais alunos e docentes possam desfrutar de novas aprendizagens,em conjunto e em contextos reais e motivadores através do eTwinning.
Mais informações:
Apresente as suas críticas e sugestões diretamente à Direção do Agrupamento de Escolas da Lousã.