25 de Abril – Dia da Liberdade

Falar com as crianças sobre o 25 de Abril é falar-lhes de um caminho coletivo que nos trouxe a liberdade a democracia; que nos deu a oportunidade de todos podermos frequentar a escola; termos a liberdade de pensar e dizer o que pensamos, respeitando os outros.

Falar com as crianças sobre o 25 de Abril é falar-lhes de cidadania da nossa história coletiva, do nosso
desejo que, de forma tão bela e simples foi expresso por Sophia de Mello Breyner Andresen:
     Esta é a madrugada que eu esperava
     O dia inicial inteiro e limpo
     Onde emergimos da noite e do silêncio
      E livres habitamos a substância do tempo
Ao longo do mês de abril as crianças do jardim de infância de Serpins desenvolveram várias atividades e projetos que lhes permitiram conhecer melhor o dia que nos trouxe a liberdade. O dia em que todos vieram para a rua dizer que queriam ser livres e felizes levando na mão o cravo vermelho com símbolo da liberdade.
Em conjunto, refletiram e aprenderam o significado de palavras que ganharam novo sentido e espaço de cidadania, em Abril de 1974: Liberdade, Democracia, …
As crianças construiram vários painéis coletivos, entre os quais, um grande painel simbolizando a nossa manifestação pelos valores do 25 de Abril. Cada criança representou-se graficamente, de cravo na mão; coletivamente escolheram quais as palavras de ordem da sua manifestação: Democracia, Liberdade, Educação, Igualdade e Solidariedade.

Aprenderam cantigas de Abril. A Grândola Vila Morena, suporte musical deste filme, é cantada
pelas crianças dos dois grupos.

No  JI de serpinms de infância floriram cravos vermelhos. Cravos, que levados pelas mãos das crianças, passaram para outras mãos, espalhando, de forma simbólica, a brisa de liberdade e de esperança que Abril nos trouxe.