Pelas 11:14 horas do dia 14 novembro, “a terra tremeu” no Agrupamento de Escolas da Lousã e todos os alunos e trabalhadores dos jardins de infância e escolas participaram na simulação de um sismo, adotando os três comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo e que podem salvar vidas – Baixar, Proteger, Aguardar.
“A Terra Treme” é um exercício público organizado anualmente pela ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), cujo objetivo passa por estimular a sociedade civil numa atividade com a duração de 1 minuto, ocorrida à mesma hora em todo o país, colocando em prática os comportamentos que lhes podem salvar a vida e cuja adoção se revela fundamental.
Seguidamente a este exercício, fez-se um exercício de evacuação para o exterior das instalações, de acordo com as indicações transmitidas pelos elementos da segurança das escolas, para testar o conhecimento dos circuitos de saída emergência e o tempo de evacuação da comunidade escolar em cada estabelecimento de ensino, uma vez que há novos alunos e trabalhadores nos estabelecimentos de ensino.
Os exercícios decorreram bem e foram elaborados os respetivos relatórios com recomendações para as melhorias da sinalização e alarmes, bem como melhorias nalguns procedimentos.
Ao longo do ano serão ainda realizados simulacros nos vários estabelecimentos de ensino, em articulação com a Proteção Civil do concelho da Lousã, com quem o AEL reuniu no início do ano para planeamento de formação e simulacros com a comunidade escolar.