A 14 de setembro, aquando da receção dos alunos e encarregados de educação do ensino profissional, três alunos da Escola Secundária de Arganil deram testemunho, por via telemática, da sua experiência internacional de Formação em Contexto de Trabalho.
O Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL), tendo sido recentemente acreditado com o projeto Erasmus+ KA1 VET (Vocational Education and Training), irá organizar, pela primeira vez, mobilidades de alunos dos 11.º e 12.º anos do Ensino Profissional ao estrangeiro, para realização de uma parte do seu estágio.
A intervenção dos alunos de Arganil constituiu um momento com forte impacto motivacional, só alcançável por um relato na primeira pessoa. Assim, Dylan Dias, aluno do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial/ Mecatrónica, relatou a sua experiência em Berlim, Alemanha, realçando a importância desta mobilidade para a sua formação pessoal e académica. A aluna Margarida Marques, do Curso Profissional Técnico de Multimédia, descreveu o seu estágio em Cork, na Irlanda, salientando a segurança do país, a simpatia e hospitalidade da população, a necessidade de adaptação a diferenças culturais.
O aluno Davide Gonçalves, do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, explicou pormenores da sua experiência, também em Cork, Irlanda, destacando o desafio que representa sair da sua zona de conforto e a importância que este estágio no estrangeiro teve para o seu crescimento.
Todas as mobilidades tiveram a duração de um mês e decorreram no passado junho, no âmbito do projeto Erasmus+ KA1VET.
O AEL agradece a estes alunos, assim como à docente organizadora desta atividade de disseminação, Anabela Lopes, Coordenadora da Equipa Erasmus+ do Agrupamento de Escolas de Arganil, a disponibilidade para informar, esclarecer e motivar os alunos dos Cursos Profissionais do AEL, relativamente a experiências de internacionalização.