Pintura de mural no reservatório da APIN

Os alunos do 9ºA e do 9ºB estiveram envolvidos num projeto de pintura do mural no reservatório da APIN, no âmbito da ação 4 “#álcoolzero” do CLDS 4G Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil, que prevê a sensibilização para o consumo de água em detrimento do álcool e de outras substâncias (i)lícitas, que podem colocar em perigo as pessoas e o habitat natural de muitas espécies da Serra.

O desenho de base mostra a terra queimada, consequência dos incêndios provocados pelo consumo de álcool, pelos cigarros atirados para a vegetação, pelos alucinogénios, apelando ao consumo de água, um elemento natural e de vida da serra. No garrafão de vidro vemos a serra, com os seus verdes, enquadrando o Castelo da Lousã, e mostrando que é a água que permite a sua existência. Devemos resguardá-la e tratar dela, como o bem precioso que é. A torneira representa a água, das nascentes da serra até às populações, dando vida e alegria ao mundo. No copo, uma parte representa essa vida, enquanto na outra metade se vê o que sucede às pessoas quando absorvem muito vinho, “afogando-se” nele, nas bebidas alcoólicas, originando muitos acidentes rodoviários, também aqui representados com o carro acidentado.

Estes acidentes, com pessoas alcoolizadas, têm destruído algum do património natural e cultural da nossa serra, pois matam animais e plantas, no seu habitat natural e vandalizam os edifícios que lá existem, pretendendo-se com a pintura deste mural alertar para esta situação. 

Todo o trabalho dos alunos foi realizado de forma voluntária, após as atividades letivas. Devido às condições meteorológicas que atrasaram o trabalho, o desenho inicial não ficou concluído.