Hotel para insectos – atividade DAC

O Dia Mundial da Abelha celebra-se todos os anos a 20 de maio. Este dia homenageia o aniversário de Anton Janša, pioneiro nas modernas técnicas de apicultura do século XVIII. Esta data comemora a importância dos seres polinizadores e procura sensibilizar-nos para as ameaças que as abelhas enfrentam e valorizar a sua importância para o equilíbrio do ecossistema, para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável. 

No âmbito das Ciências Experimentais e C. Naturais tem-se realizado e planeado diversas dinâmicas, enquadradas nos Projetos: “Ciência Viva”, Eco Escolas, “Missão sem Título III Edição” – Museu Municipal de Coimbra, eTwinning: “I teach my family, my family teaches me” ao longo do ano letivo, com os alunos do 1º, 2º, 6º e 9º ano da EBnº1 contemplando o conhecimento da importância das Abelhas nos ecossistemas autóctones.

A Escola EB n.º 1 da Lousã participou com entusiasmo e dedicação na iniciativa promovida pela Quercus, organização de conservação da natureza, com a construção de “Hotéis para Insetos”. O projeto, que visa promover a preservação dos insetos e o equilíbrio ecológico, conquistou o interesse e a participação ativa dos alunos e professores da escola. Com o objetivo de oferecer um habitat adequado para os insetos benéficos ao ecossistema local, os estudantes do 1.º, 2.º e do 3.º Ciclo envolveram-se na construção de estruturas personalizadas e criativas.

Os “Hotéis para Insetos” são estruturas especialmente concebidas para abrigar e fornecer condições favoráveis de vida para uma variedade de insetos. Essas estruturas são construídas utilizando materiais naturais, como paus, troncos, canas e pedras, que oferecem espaços propícios para a reprodução e refúgio desses pequenos seres.

Durante o processo de construção dos hotéis, os alunos puderam aprender sobre a importância dos insetos na manutenção do equilíbrio ecológico e na polinização de plantas. Além disso, foram sensibilizados para a necessidade de preservar e proteger essas espécies, muitas das quais desempenham um papel fundamental na cadeia alimentar.

As famílias também apoiaram esta iniciativa, no âmbito da envolvência parental, estando presentes encarregados de educação e alunos das turmas 2ºD, 6ºG e 9ºF na execução de hotéis de insetos, onde utilizaram produtos e técnicas autóctones na sua construção (um mestre de Xisto, Encarregado de Educação (EE) de um aluno do 2°D, em parceria com um carpinteiro da região,  EE de uma aluna do 9°F realizaram um dos hotéis para insetos polinizadores).

A Escola EB n.º1 da Lousã continua a promover projetos ambientais e educativos, visando despertar nos alunos uma maior consciência ecológica e contribuir para a preservação do ambiente. A participação bem-sucedida na iniciativa dos “Hotéis para Insetos” da Quercus é mais um exemplo do compromisso da escola em cultivar a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental entre os jovens estudantes. Os pátios escolares podem ser locais privilegiados para observar a biodiversidade e com potencial para se transformarem em laboratórios vivos. Esta é uma dinâmica que decorre inserido em DAC (Domínio de Articulação Articular), com as disciplinas de Ciências Naturais, C. Experimentais e Educação Visual.