XVIII edição dos Jogos da Freguesia

No dia 24 de abril realiza-se a XVIII edição dos Jogos da Freguesia em que participam cerca de 1300 crianças e jovens que frequentam desde o  1º até ao 9º ano de escolaridade.

Esta atividade tem a pretensão e a preocupação de reviver as manifestações lúdicas de outros tempos, locais, nacionais e europeias, promover a inclusão, a igualdade de género, desencadear uma atitude pró-ativa relativamente à preservação destas manifestações de cultura e, essencialmente, contribuir para a formação dos seus munícipes de acordo com princípios da ética e do respeito mútuo, perspetivando a construção de uma cidadania responsável. Estes objetivos integram-se no escopo das aprendizagens essenciais do ensino básico, sendo que estes jogos são já uma marca identitária da Lousã e do envolvimento do Agrupamento de Escolas da Lousã.

Este ano, os XVIII Jogos da Freguesia mantêm a vertente científica e de avaliação e validação de resultados do Projeto Erasmus+ identificado como “Opportunity”, coordenado pelo Prof. Doutor Pere Lavega, Catedrático da Universidade de Lérida e presidente da Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais (ADJeST) tendo como parceiros em Portugal a Universidade de Coimbra. Este projeto incluiu os Jogos da Freguesia, reconhecendo a importância do evento. A avaliação e a participação dos alunos no evento serão efetuadas através de inquéritos aos alunos do 2º ciclo e 3º ciclos, que participarão em duas experiências: inclusão social e igualdade de género, praticando jogos tradicionais.

Durante a manhã do dia 24 de abril em 4 locais: Estádio Municipal de Rugby (RCL), Estádio Municipal Dr. José Pinto de Aguiar, Campos de Jogos da EB2 e Parque Urbano da Lousã.

Este ano, há a novidade de no dia 3 de maio de manhã decorrer a I Edição dos Mini Jogos da Freguesia, atividade dirigida às turmas do Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas da Lousã, envolvendo 288 crianças, e ainda crianças das IPSS da freguesia.

Em ambos os dias de atividades, apoiam a dinamização desta atividade 55 alunos do ensino secundário, 150 docentes e não docentes do AEL, e ainda pais voluntários através da mobilização das associações de pais e encarregados de educação. Antes do dias dos jogos houve uma preparação dos voluntários para a preparação dos jogos e respetiva dinamização ajustada às diferentes faixas etárias, totalizando cerca de 80 postos de jogo.

Esta atividade dinamizada em parceria e trabalho em rede na comunidade, pois mobiliza: os alunos mais velhos e que já jogaram em edições anteriores e vão ajudar os mais novos, dinamizando as casas dos jogos; os pais, associações de pais, professores e os assistentes operacionais; a Status – Escola Profissional da Lousã que elaborou os cartazes e a imagem gráfica, promove a recolha e tratamento das imagens dos jogos e assegura o apoio na logística dos jogos, a  ACTIVAR, através do envolvimento da Activar Infância e dos professores das AEC; a ARCIL  com a participação com grupo de utentes que respondem aos inquéritos que validam a inclusão social e também no apoio ao transporte adaptado de alunos do AEL com mobilidade reduzida; a Santa Casa da Misericórdia com a participação com grupo de utentes idosos, assegurando a vertente intergeracional destes jogos; a  GNR através da Escola Segura no acompanhamento das turmas nos diferentes percursos e vigilância dos locais de jogo; o Rugby Club da Louzan e a Clube Desportivo Lousanense mediante a cedência dos respetivos campos.

Este jogos têm ainda uma vertente sustentável e solidária destes uma que a “entrada” dos alunos nos jogos é “paga” com tampinhas de plástico que, este ano, serão recolhidas pela Associação de Estudantes da Escola Secundária da Lousã, que decidirá o destino a dar às tampinhas.