Semana dos Afetos no JI de Serpins

Tendo como ponto de partida uma frase do livro de Saint-Exupéry, O Principezinho: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos…”, trabalhamos com as crianças em torno de um dos bens mais preciosos da Humanidade: a amizade.

No célebre diálogo da raposa com o Principezinho, dizia-lhe aquela: “cativa-me por favor” ao que o Principezinho respondeu que teria muito gosto, mas que lhe faltava tempo para isso. Precisava de descobrir novos amigos e conhecer muitas coisas. Ao que a raposa lhe responde: “só se conhecem as coisas que se cativam.” As pessoas “já não têm tempo para tomar conhecimento de nada. Compram as coisas já feitas nas lojas. Mas como não há lojas de amigos, os homens deixaram de ter amigos. Se queres um amigo cativa-me”. Na despedida, a raposa revelou ao Principezinho um segredo precioso: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos…”

Esta história, tantas vezes lida, contada e recontada, encerra uma verdade muito singela, a amizade não se compra, cultiva-se, como planta sensível, que requer muita atenção e cuidados, carinho, entrega, compreensão mútua, diálogo, solidariedade. Bens preciosos que, infelizmente, tantas vezes parecem esquecidos.

Por tudo isto, o cultivo da amizade e dos afetos ocupa um lugar de grande centralidade no trabalho educativo que se desenvolve no jardim de infância; pois que entendemos ser na mais tenra idade que se começam a construir as bases para o desenvolvimento global e harmonioso da criança, onde os afetos desempenham papel fundamental como base para um saudável relacionamento interpessoal. Cultivar a amizade significa desenvolver práticas pedagógicas que promovem nas crianças comportamentos e atitudes de cooperação, partilha, colaboração sentimentos de empatia, compreensão, solidariedade, numa palavra, amizade.

 Amizade uns pelos outros.

Nesta perspetiva dedicámos a semana de 13 a 17 de fevereiro aos afetos. Não que os afetos necessitem de ter uma semana, ou um dia dedicado, mas apenas tendo como pretexto o dia 14 de fevereiro, dito dia dos namorados, para nós, dos afetos. As crianças exploraram histórias de amizade, conversaram sobre o que é ser amigo, como se cultiva a amizade e se cria a paz. Fizeram dezenas de corações, onde escreveram palavras que para si são significativas a propósito do que é ser amigo: “Gosto de ti”; “Adoro-te”; “Carinho”; “Amor”; “Amizade”, …

Com uma caixa cheinha de corações, de carinho, e muita amizade, fomos para a rua com as crianças, distribuindo-os pela comunidade, tendo sido recebidos com atenção e muito carinho.

O nosso percurso acabou na Escola Básica do 1.º Ciclo de Casal de Santo António, onde fomos encontrar os nossos amigos, que já passaram pelo jardim de infância e que agora se encontram em novas aventuras de aprendizagem e desenvolvimento. A todos e a todas, as crianças distribuíram os seus corações, com frases e palavras. Foi uma bonita festa de amizade.