Com a colaboração da delegação de Coimbra do Banco de Portugal, decorreram, na Escola Secundária da Lousã, sessões de promoção de literacia financeira.
Participaram cerca de 100 alunos do 10º ao 12º ano, dos cursos científico humanísticos e do ensino profissional.
Esta iniciativa partiu dos docentes do grupo 430 (Economia e Contabilidade) e era destinada aos alunos da área socioeconómica e de gestão, mas, pelo interesse de que se revestia e pelos tempos que vivenciamos, acabou por ser alargada aos alunos de todas as áreas de formação do ensino secundário do AEL.
Durante a sessão foram abordados temas como a evolução da moeda ao longo dos tempos, as moedas digitais, a inflação, suas consequências sociais e necessidade de controlar a inflação.
Nas sessões foram ainda dados esclarecimentos pormenorizados relativamente às marcas de segurança das notas em circulação, tendo os alunos sido convidados a distinguir, num conjunto de notas, as verdadeiras das falsas.
O interesse dos alunos mostrou bem que as questões económicas e financeiras interessam aos alunos e contribuem para uma cidadania mais esclarecida e interventiva.
O AEL agradece a colaboração dos representantes do Banco de Portugal.