A equipa do Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL), os “TugaSpace”, viu o seu trabalho reconhecido com a classificação para a final do 10º CanSat Portugal.
O CanSat é uma competição internacional, organizada pela ESA, e consiste na criação de um microssatélite (Sat) do tamanho do uma lata de refrigerante (Can), com uma missão primária que consiste na transmissão de dados de temperatura e de pressão atmosférica para uma estação terrestre e com uma missão secundária, concebida por cada uma das equipas participantes.
No caso dos TugaSpace, a missão secundária consiste numa adaptação para o CanSat da experiência de Galileu sobre a queda livre dos corpos. Esta experiência, realizada por Galileu Galilei há cerca de 400 anos, marca o início da ciência moderna, onde a matemática e a experimentação substituem o julgamento do senso comum, sendo considerada uma das 5 experiências que mudaram o mundo.
Nesta competição, os alunos têm de planificar, desenvolver, publicitar e financiar o seu projeto tendo como referências apenas os requisitos da missão, que condicionam a massa, as dimensões do microsatélite.
Competências em matemática, física, biologia, geologia, informática, electrónica, modelação e impressão 3D, comunicação em ciência, etc. são aplicadas e desenvolvidas pelas diversas equipas participantes, desafiando os estudantes numa visão multidisciplinar dos problemas e orientando-os para carreiras nos domínios do espaço.
Para conhecer melhor o projeto dos TugaSpace, bem como acompanhar o desenvolvimento do projeto, pode visitar o site de internet www.tugaspace.com
A final do 10ºCansat Portugal, será organizada pelo ESERO Portugal, no aeródromo de Ponte de Sor entre os dias, 26 e 30 de abril.