JI de Serpins celebra Dia da Floresta Autóctone

No Jardim de infância de Serpins o “Dia da Floresta Autóctone“, que se comemora no dia 23 de novembro, foi celebrado com as crianças, numa ação simbólica de plantação de um castanheiro, um carvalho e dois medronheiros.

A atividade foi dinamizada pelas educadoras e pela Oficina de Segurança da Câmara Municipal da Lousã, com a colaboração da Junta de Freguesia de Serpins, que trouxe as árvores e abriu os buracos para a plantação, no espaço exterior do Jardim de infância.

A partir da leitura da história “A árvore da Escola” de António Sandoval, fez-se a sensibilização das crianças para a importância de preservar a floresta autóctone, com árvores e arbustos adaptados às condições do solo e do clima do nosso território, como os carvalhos, castanheiros e medronheiros. Estas espécies arbóreas e arbustivas, fazem parte do nosso ecossistema, desempenhando um importante papel na biodiversidade.

De crescimento mais lento, são mais resistentes e resilientes aos incêndios florestais. Para além disso, são lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies animais autóctones, algumas delas em vias de extinção.