As Jornadas Pedagógicas do AEL 2022, decorreram nos dias 5/9 e 6/9/2022 para o pessoal não docente, e nos dias 7/9 e 8/9/2022 para o pessoal docente e os psicólogos, num formato de workshops e de convívio em grupo, em Serpins, usando o espaço ao ar livre da praia fluvial N.ª Senhora da Graça e as instalações da Sede do Rancho Folclórico de Serpins.
Nestas jornadas estiveram envolvidos 109 assistentes operacionais, 9 assistentes técnicos, 163 docentes e 3 psicólogos.
O programa para o pessoal não docente incluiu:
- Tema I – Sessão“Desafios para o Pessoal não docente nas escolas e comunidade educativa”, dinamizada pela Dra. Luísa Sequeira;
- Tema II –Atividades UBUNTU, dinamizadas por docentes e um psicólogo com formação na Academia de Líderes Ubuntu;
- Tema III – Sessão “Gestão de Emoções na Escola”, dinamizada por Técnicas do projecto “Famílias com Afetos” promovido pela ADSCCL – Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares;
- Tema IV –Atividade de bem-estar e saúde mental(Yoga), dinamizado pela Dra. Priscila Pegas, técnica da equipa multidisciplinar do Município da Lousã.
O programa para o pessoal docente e para os psicólogos incluiu:
- Tema I –Atividades “Professor(a) como Agente de Mudança”/ “Teacher as a Change Agent”,dinamizada pela equipa Erasmus do AEL, elementos que participaram num programa de mobilidade ERASMUS+, em Oslo (Noruega);
- Tema II –Atividades UBUNTU, dinamizadas por docentes e um psicólogo com formação na Academia de Líderes Ubuntu;
- Tema III –Atividades PADDE:Workshop +Digital_Junt@s”, dinamizadas por docentes da equipa PADDE do AEL;
- Tema IV – Sessão “Gestão de Emoções na Escola”, dinamizada por Técnicas do projeto “Famílias com Afetos”, promovido pela ADSCCL – Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares.
A avaliação global desta atividade foi bastante positiva por parte de todos os participantes, que salientaram: a oportunidade dos temas selecionados que estavam alinhados com os propósitos do Projeto Educativo, as atividades que fomentaram um melhor conhecimento e interação entre os trabalhadores das diferentes escolas e jardins de infância; um melhor alinhamento da ação individual para os objetivos e as metas do AEL; e a qualidade dos formadores (a maioria docentes do AEL). Muitos participantes manifestaram vontade de repetir este tipo de atividade. O relatório da avaliação da atividade está partilhado na intranet do AEL.
Esta atividade contou com o apoio logístico da Câmara Municipal da Lousã, da Junta de freguesia de Serpins e a cedência das instalações do Rancho Folclórico de Serpins, a quem o AEL agradece.