Proposta de Organização Semestral do Calendário Escolar em 22|23

 O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O Plano Escola+ 21|23 também prevê a possibilidade de novas formas de organização do ano escolar.

Várias escolas e até mesmo concelhos, nos últimos anos letivos, optaram por organizar o calendário escolar em 2 semestres. Também no AEL, esta experiência foi feita a título experimental nas disciplinas de História, Geografia, TIC, Educação para a Cidadania, Complemento para a Educação Artística, com bons resultados.

O Conselho Pedagógico ouviu os professores, analisou as práticas noutras escolas, estudou alguns documentos e vídeos relacionados com esta temática e, por maioria, decidiu avançar com uma proposta de organização do ano escolar 2022-2023 por semestres, para todos os níveis de ensino. Esta proposta foi também apresentada ao Conselho Geral, para auscultar os pais, os representantes dos alunos e alunas, do pessoal docente, do pessoal não docente e também os parceiros educativos.

O AEL elaborou um flyer para ajudar os pais e encarregados de educação a perceber as principais vantagens desta forma de organização do calendário, referindo os exemplos de algumas escolas.

Flyer Organização Semestral do Calendário Escolar | Ano 22-23

Porém, como tem sido prática do AEL, é importante ouvir os alunos e os pais.

Através do questionário que se segue, poderão expor as dúvidas ou apresentar sugestões de melhoria da proposta, estabelecendo-se como limite o dia 31/5/2022. 

Questionário Semestralidade

Muito obrigado pela vossa colaboração!