Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, ou só Dia Mundial do Cancro, é uma iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro). “Por cuidados mais justos – Juntos criamos a mudança” é o tema da nova campanha de três anos, 2022 a 2024, para assinalar este dia, que visa a promoção da equidade na prestação de cuidados de saúde.
De acordo com dados disponibilizados no site da Comissão Europeia, o cancro é a segunda principal causa de mortalidade nos países da UE após as doenças cardiovasculares. Todos os anos, 2,6 milhões de pessoas são diagnosticadas com cancro e mais 1,2 milhões de pessoas morrem devido à doença. A Europa tem um quarto de todos os casos de cancro e menos de 10 % da população mundial
Estima-se que 40 % dos casos de cancro são evitáveis se forem adotados estilos de vida saudável. Cerca de um terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente.
É necessário garantir que todos os cidadãos usufruem de igualdade de acesso em matéria de prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados de acompanhamento de elevada qualidade no domínio do cancro.
O que fazer para reduzir o risco de cancro:
- Escolher alimentos saudáveis
- Praticar mais atividade física
- Deixar de fumar
- Reduzir o consumo de álcool
- Evitar a exposição solar prolongada e bronzeamento artificial (solários)
- Evitar o contacto com poluentes e produtos químicos (amianto, pesticidas, recipientes com BPA, etc)
- Participar nos programas de vacinação
- Conhecer os sinais e sintomas do cancro
Estes hábitos começam pela nossa vontade.