Na perspetiva de trabalhar com as crianças o tema da fauna natural da Serra da Lousã, no âmbito da área de Conhecimento do Mundo, e da Educação Ambiental, integrada no Programa Eco Escolas, as educadoras de infância do Jardim de infância de Serpins, lançaram um repto à comunidade educativa, no sentido de criar algumas esculturas exemplificativas de animais nativos da Serra da Lousã, a partir da reutilização de troncos e galhos de árvores.
Lançada a ideia, rapidamente se mobilizaram as vontades necessárias à sua concretização. O sr. Carlos Adelino ofereceu os troncos de árvores e as paletes, a Junta de Freguesia forneceu o seu transporte, e o casal Bruno Silvestre e Ana Isabel, pais do Daniel Silvestre, aceitaram entusiasticamente o desafio de meter mãos à obra.
De simples troncos de árvore fizeram nascer uma família de veados, uma família de ouriços cacheiros, um javali, um coelho, corujas, que vieram povoar o nosso jardim de infância, dando-lhe outra vida. Assim se vai cumprindo um projeto que concilia o conhecimento da natureza envolvente, o aproveitamento criativo de resíduos florestais, o embelezamento do Jardim de Infância, com um novo foco de atração para as crianças, e o envolvimento da comunidade.