O meio local é sempre um importante recurso educativo, com motivos de interesse a descobrir e a explorar; tantas vezes ponto de partida para ampliar o conhecimento da comunidade e do mundo. Assim, e nesta perspetiva, as crianças do jardim de infância de Serpins, realizaram uma visita de estudo a um moinho de água centenário, cuja origem se perde no tempo, que passou de geração em geração cumprindo, até aos dias de hoje a sua função de moer os cereais com que se faz o pão. “Do grão ao pão” foi o mote da visita, integrada no âmbito da área do “Conhecimento do Mundo” que proporcionou às crianças o conhecimento direto do ciclo do fabrico do pão de forma tradicional, tal como fizeram, durante séculos, os seus avós ancestrais.
Fomos simpaticamente recebidos pelo sr. Júlio, atual moleiro e proprietário do moinho, que o mantém em bom estado de funcionamento. Com paciência, entusiasmo e o seu saber lá foi contando às crianças a história do moinho que se mantém há várias gerações na sua família, bem como explicando todas as fases do processo de moagem do grão (milho, trigo e centeio) à farinha. As crianças puderam não apenas observar, mas também participar no processo, retirando a farinha moída e peneirando-a.
De regresso ao jardim de infância, metemos a mão na massa e amassámos a farinha, com que cada uma das crianças fez o seu próprio pão, colocando-lhe a sua marca identificativa. Depois foi levar ao forno, esperar o tempo de cozedura e deliciarem-se com o seu próprio pão, que soube muito melhor que o habitualmente fornecido, pois que foi feito por elas.