O AEL aderiu no ano escolar de 2021/2022 à Academia de Líderes Ubuntu, um programa de educação não-formal marcado por uma dimensão experiencial e relacional “Eu sou porque tu és; Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas“(conceito Ubuntu), cujos referenciais se enquadra no Projeto Educativo do AEL.
O método Ubuntu assenta no desenvolvimento de 5 competências-chave centrais do desenvolvimento humano: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência (3 competências pessoais), Empatia e Serviço (2 competências sociais e relacionais).
Cinco docentes e um psicólogo participaram em 4 sessões de formação e capacitação sobre este método, que agora será replicado no AEL para alunos e também com as equipas educativas, tendo as duas últimas sessões decorrido na Biblioteca Municipal de Góis, nos dias 24 e 25 de novembro, na qual participaram também os Agrupamentos de Escolas de Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil. Este é uma projeto que atualmente abrange cerca de 450 escolas e 150 municípios.
No ano 2021/2022 realizar-se-á a semana Ubuntu para alguns alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, sendo também criado o Clube Ubuntu. No ano seguinte, outros docentes receberão formação para alargar este programa aos alunos do 1ºe do 2º ciclos.
Saber mais sobre a Academia de Líderes Ubuntu – aqui
Ler o e-book “Construir pontes Ubuntu” – aqui