Nos dias 19 e 20 de novembro decorre, no Vimeiro, o Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do Trabalho em Curso”, dirigido a Embaixadores Digitais, no qual o AEL participou, como convidado, no painel de abertura: “Da reflexão à ação: os PADDE como uma oportunidade de mudança”, partilhando a experiência na construção e no desenvolvimento do ser Plano de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).
O percurso que tem sido percorrido no AEL pelos docentes, alunos e famílias, com o apoio da CML, projetos CIM-RC e empresas locais, é reconhecido como uma boa prática, não obstante as dificuldades que são sentidas, comuns a muitas escolas do nosso país.
Têm-se registado pequenos passos positivos no AEL que demonstram uma evolução nas 3 dimensões do PADDE – pedagógica, tecnológica e organizacional – conseguida com a experiência e aprendizagens dos docentes ao longo de vários anos, com o apoio dos parceiros educativos, alavancada pela pandemia e a necessidade do ensino a distância como solução de recurso. O PADDE do AEL é um instrumento estratégico do AEL para orientar as ações prioritárias, nas 3 dimensões elencadas.
O AEL tem vindo a dinamizar diversas ações de formação ao longo deste ano escolar, todos os alunos têm acesso à Escola Virtual versão premium, e a Classroom e o Meet registaram nos primeiros meses um crescimento de utilização superior aos meses abril-junho, revelando uma maior integração destes recursos na ação pedagógica, enquanto meios facilitadores das aprendizagens, complementares à importante ação pedagógica dos docentes e à riqueza da interação social entre os alunos e destes com os professores e outros técnicos educativos.
O AEL tinha sido convidado para outras iniciativas no âmbito do Plano de Capacitação Digital das Escolas, no âmbito do PADDE e das boas práticas do ensino a distância.