Aprender a comunicar em LGP

No dia 15 de novembro, a Unidade de Apoio à Multideficiência (UAM) e a Sala Mediadora de Aprendizagem (SMA) da EB n.º 1 da Lousã, dinamizaram uma atividade agregadora, no âmbito do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP), com o objetivo de promover o conhecimento e sensibilizar para a comunicação nesta língua.

Apesar dos constrangimentos do momento, devido à pandemia, esta data não deixou de ser assinalada dada a importância da LGP para a inclusão e garantia dos direitos das pessoas com deficiência auditiva.

Esta iniciativa contou com a participação das turmas do 3.º D e 4.º E, que integram alunos da UAM e com a colaboração da assistente operacional Joana Ventura, com formação nesta área, o que possibilitou a realização de um jogo de tabuleiro lúdico-didático no espaço exterior, que foi concebido pelos alunos das salas supracitadas.

Os alunos envolvidos participaram na atividade proposta de forma entusiasta, mostrando curiosidade em conhecer um grande leque de palavras e vontade de replicar o que aprenderam. 

A verdadeira inclusão passa por iniciativas como esta, que abarcam a diversidade!