Ações de VOLUNTARIADO CIDADÃO na Mata do Sobral – Serpins

No âmbito do projeto “Controlo/Erradicação de Flora Exótica Invasora para Conservação de Habitats e Espécies da Mata do Sobral” promovido pela Câmara Municipal da Lousã em parceria com a Junta de Freguesia de Serpins, decorrem várias ações de voluntariado, na Mata do Sobral, em Serpins. Estas ações inserem-se no projeto “Voluntariado Cidadão “ financiado pelo POSEUR, promovido pela Junta de freguesia de Serpins e Câmara Municipal da Lousã, sendo a Activar, a entidade responsável por operacionalizar as ações de voluntariado com escolas e comunidade.

Considerando estas atividades de voluntariado momentos importantes de promoção da cidadania ativa e participativa dos nossos jovens, a escola EB1 aderiu a esta iniciativa, tendo sido proposta a participação das turmas de terceiro ciclo nestas ações de plantação de árvores autóctones (medronheiros, carvalhos e sobreiros) e controlo/erradicação de espécies invasoras, essencialmente, acácias/mimosas. As turmas foram distribuídas por cinco dias (19, 20, 22, 26 de Outubro e 3 de novembro), duas turmas em cada manhã.

A Activar, em colaboração com a Aflopinhal e a equipa de Sapadores Florestais, dinamiza estas ações. Após a chegada ao local, começa por haver a distribuição de t-shirts, seguindo-se uma contextualização da atividade, onde se explica o que são plantas invasoras e como estas afetam as plantas autóctones, o impacto dos incêndios, nomeadamente, o de 2017 nesta Mata, e como se irá processar a plantação das árvores, incluindo a colocação de protetores, que irão proteger as jovens árvores do sol e dos animais, sobretudo dos de pequeno porte. Organizam-se grupos e depois é meter as mãos na terra. Alguns alunos, de início, talvez por falta de hábito, têm dificuldade em começar a mexer na terra, mas depois lá acabam por entrar na dinâmica e começam a ganhar gosto pela atividade. A meio da manhã é oferecido um pequeno lanche, pois o esforço desenvolvido requer reposição de calorias. De seguida, plantam-se mais umas árvores, enquanto outros se dedicam ao trabalho, quase inglório, de arranque de acácias pequenas, pois por mais que se arranquem, parece que há cada vez mais; não acabam.

Até que, já cansados, mas satisfeitos com o contributo dado por cada um para uma Mata do Sobral rejuvenescida, chega a hora de regressar à escola.

E assim, se passa um dia diferente: fora da sala de aula, em contacto com a Natureza, aprendendo a apreciá-la e valorizá-la, e contribuindo diretamente para a preservação da biodiversidade e equilíbrio de um ecossistema ameaçado.

Que as árvores plantadas por estes jovens possam permanecer vivas e saudáveis por muitos e muitos anos.

Obrigada a todos os que contribuem para a concretização e sucesso destas ações de voluntariado ambiental.

Esta atividade foi noticiada em diversos órgãos de comunicação social, como por exemplo no site Notícias de Coimbra.