No passado dia 30 de junho, um grupo de alunos da turma 12ºD acompanhados pela sua professora de História e diretora de turma, deslocaram-se a Lisboa para receber os prémios correspondentes ao 2º lugar, do Concurso a nível nacional “Alfredo da Silva – 150 anos”, na categoria de “Fotografia e vídeo”.
O “Concurso Alfredo da Silva – 150 anos” inscreve-se no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento deste industrial e empresário português, premiando os melhores trabalhos dos alunos do 3º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional sobre a personalidade de Alfredo da Silva, o seu tempo, as suas iniciativas e empreendimentos e o seu contributo para o desenvolvimento económico e social do País.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo os alunos Catarina Batista, Gonçalo Castelo Branco, João Antunes e Tomás Batista recebido, pelas mãos do Sr. Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, os seus respetivos diplomas. Os outros 4 alunos da turma que também contribuíram para a realização deste trabalho não puderam estar presentes devido aos constrangimentos impostos pelo atual contexto pandémico.
Além dos diplomas, os alunos receberam uma bolsa de estudo no valor de 1000€ e uma viagem a Bilbao, Santander e à fábrica da Bondalti em Torrelavega (Norte de Espanha) que se encontra temporariamente adiada devido à pandemia de COVID-19.
Os Agrupamentos de Escolas em que se encontrem matriculados os alunos premiados receberão a quantia de 10.000 euros, para os projetos que foram apresentados na abertura do concurso e que acompanharam a apresentação de cada candidatura.
Retificação desta notícia em 14/7/2021: Ao invés da informação inicial, soubemos nesta data pela Organização que o prémio apenas é atribuído ao Agrupamento de Escolas do 1º classificado. (ponto 4 do artº 9 do Regulamento)
A direção do AEL congratula, em nome da comunidade educativa, a iniciativa e trabalho dos alunos e da docente que os acompanhou nesta candidatura.