O Projeto Triplo D, promovido pela Cáritas Diocesana de Coimbra, no qual o AEL é parceiro, foi distinguido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das boas práticas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030. O projeto pode ser consultado leste link: https://sdgs.un.org/partnerships/triplo-d-project.
Este é um projeto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.
O Triplo D visa aumentar e fortalecer o envolvimento democrático e a participação cívica dos cidadãos, ao trabalhar as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos. Desde 2019, tem desenvolvido várias atividades, nomeadamente sessões de educação/formação e a dinamização de grupos de discussão escolar e comunitária, procurando educar e empoderar diferentes grupos-alvo, desde crianças do ensino pré-escolar até aos adultos mais velhos (65+). De uma forma prática, este é um projeto que tem potenciado a discussão e troca de experiências dentro das comunidades, trazendo todos os cidadãos, independente das faixas etárias e do contexto socioeconómico, para o debate de temas transversais a todas as gerações e relevantes para toda a comunidade.
O tempo de pandemia da COVID-19 trouxe desafios e novas construções, pelo que foi necessário criar um conjunto de alternativas não previstas que permitissem a persecução dos objetivos definidos, a adaptação das respostas e estratégias e a ligação com os grupos-alvo, numa fase marcada pelo distanciamento e isolamento social. A pandemia também revelou oportunidades para alargar a intervenção do projeto a públicos não previstos no início do projeto e a possibilidade de manter uma presença efetiva através do ambiente digital, como complemento à intervenção presencial.
Os interessados em saber mais sobre a iniciativa das Boas Práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável poderão fazê-lo em: https://sdgs.un.org/sdg-good-practices
O AEL sente-se orgulhoso em participar neste projeto, no âmbito das atividades de Educação para a Cidadania, envolvendo alunos desde o pré-escolar ao 12º ano.