ECO ESCOLAS no JI da Lousã

No dia 7 de junho, à tarde, foi içada a bandeira Eco escolas no Jardim de infância da Lousã, perante uma plateia trabalhadores e de crianças atentas e que entoaram uma canção sobre o ambiente, ensaiada para este dia, na companhia de diversos convidados: presidente do Município da Lousã, Luís Antunes, vereadora da Educação, cultura e Ação Social, Henriqueta Oliveira, presidente da Juta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, Helena Correia, diretor do AEL, Pedro Balhau, e alguns representantes dos pais e de outros parceiros educativos.

A mensagem transmitida pela Coordenadora do jardim de infância e pela coordenadora Eco escolas, foi a seguinte:

«O Projeto Eco Escolas é uma peça fundamental na estratégia de promoção e desenvolvimento de uma consciência ecológica e de um ambiente mais sustentável, por parte das crianças e adultos. Este trabalho começa na escola e na família, traduzindo-se em pequenos gestos e ações que, mobilizando a comunidade escolar e educativa, com particular destaque para as crianças, visam alterar comportamentos e atitudes, e apontam um caminho de melhoria ambiental da escola e da comunidade.

Plantar uma horta, construir ninhos para os pássaros que visitam e habitam no nosso espaço, promover a redução de gastos de água e de energia, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, são alguns dos aspetos desenvolvidos por todos nós no jardim de infância.

 Como diz a canção de Sérgio Godinho:

“De pequenino se torce o destino, primeiro sem saber porquê, e depois com um quê, de quem já sabe de saber mudar, de quem já sabe de saber fazer, uma outra terra no mesmo lugar, um lugar feito para a gente viver, e mesmo que seja longo, mesmo que vá demorar.”

É assim que as crianças aprendem, envolvendo-se, participando, planeando, fazendo e vendo fazer.

Partindo do princípio de que todos os espaços podem ser considerados espaços de aprendizagem, e que as crianças aprendem ativamente se lhes for dada a oportunidade de vivenciar múltiplas experiências. Preocupámo-nos em criar condições para promover a exploração ativa, a criatividade, a oportunidade de vivenciar o espaço exterior em liberdade e sobretudo em contacto com a Natureza promovendo o seu respeito.

Foi imbuídas deste espírito que, neste ano, o nosso projeto Eco Escolas teve como centro a transformação dos nossos espaços exteriores, dotando-os de equipamentos e estruturas que facilitem a interação e desenvolvimento sócio motor das nossas crianças, estimulando a sua ação criativa e a sua imaginação.

Chegados aqui, cremos que os objetivos a que nos propusemos, foram completamente atingidos, excedendo até as nossas melhores expectativas.

Mas para que tal se tenha tornado possível, foi absolutamente imprescindível a colaboração e o empenhamento de todos os parceiros educativos, a quem, como coordenadora do Projeto Eco Escolas, e em nome de toda a equipa educativa do JI Lousã, quero aqui deixar publicamente algumas palavras de apreço e agradecimento. À CML, à junta de freguesia da Lousã, à Associação de Pais, à Direção do AEL, a todos e todas encarregados e encarregadas de educação, às educadoras, assistentes operacionais, à ACTIVAR e seus monitores, e a todas as entidades e empresas, que connosco colaboraram. Pois que sem a ajuda e colaboração de todos, o nosso projeto não teria chegado a bom termo.

Um especial agradecimento à Dr.ª Aida Figueiredo, docente da Universidade de Aveiro, com trabalho reconhecido na área da construção e utilização dos espaços exteriores pelas crianças em idade pré-escolar, que gentilmente acedeu em colaborar connosco neste projeto. Foi importante o seu trabalho, esclarecendo e orientando o nosso projeto, em particular no que toca às questões de enquadramento legislativo e segurança.

Uma palavra especial de agradecimento às famílias que foram chamadas a participar e fizeram-no com grande voluntarismo e entusiasmo. Aos sábados durante todo o mês de maio o ponto de encontro foi o JI da Lousã! As evidências do seu trabalho estão agora espalhadas por todos os espaços do Jardim de infância

Estamos certas de que as experiências de aprendizagem das nossas crianças acontecerão, a partir de agora, de forma mais prazerosa, aventureira e feliz!

É possível que por vezes, venham a esfolar um braço ou um joelho, mas isso faz parte do crescimento e das aprendizagens, ajuda-os a crescer, torna-os mais fortes e resistentes. Quero ainda, agradecer o empenho e envolvimento de todos os encarregados de educação e famílias nos demais projetos, recordo: a Horta Biológica, As Aves Que Nos Visitam, A Identificação das árvores e arbustos do nosso Jardim, entre outros.

Termino, mais uma vez agradecendo a todos e a todas pela vossa prestimosa colaboração. Continuamos a contar com disponibilidade de todos e todas para colaborar.»

A direção do AEL agradece o trabalho e o envolvimento de tod@s nesta iniciativa e no projeto de valorização dos espaços de recreio, que potencia aprendizagens e atividades lúdicas mais ricas.