Workshops sobre a oferta formativa para alunos do 9º ano

Na manhã do dia 2 de junho, na Escola Secundária da Lousã, decorreram 5 sessões simultâneas de apresentação da oferta formativa no ensino secundário, destinadas aos alunos do 9º ano de escolaridade, nas quais participaram 175 alunos.

A atividade estava estruturada em 5 oficinas de divulgação dos cursos de nível secundário existentes, Ciências e Tecnologias, Socioeconómicas, Línguas e Humanidades, Curso Profissional de Gestão e Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Computadores e dos dois novos cursos profissionais que o AEL pretende iniciar no próximo ano letivo – Técnico Geriatria e Técnico de Ação Educativa. Todos estes cursos profissionais têm uma relevância elevada na Região Centro ao nível da empregabilidade, de acordo com o estudo SANQ realizado pela CIM-Região Centro.

A dinamização destas oficinas contou com a colaboração das psicólogas do AEL, Glória Freire e Gabriela Inácio, dos professores Maria do Carmo Sequeira, Conceição Carvalho, Fátima Amaral, José Gomes, Américo Matias, Pedro Alves, e ainda a colaboração da animadora sociocultural Tânia Torrinha e da ajudante de lar Elisabete Simões, trabalhadoras da Santa Casa da Misericórdia da Lousã, e da educadora Luísa Sequeira que tem uma vasta experiência na formação de professores e não docentes e um profundo conhecimento das dinâmicas de creches, jardins de infância e escolas.

Nestas sessões, os alunos receberam informação sobre os cursos, saídas profissionais, assistiram a algumas atividades experimentais e ouviram testemunhos de ex-alunos que estão atualmente a trabalhar e ex-alunos que se encontram a frequentar o ensino superior.

Os alunos participantes demonstraram um grande interesse e entusiasmo ao longo de todas as sessões, cumprindo-se o objetivo de uma melhor informação sobre a orientação vocacional que é uma ação que integra o Plano de Melhoria do AEL.

O AEL agradece aos convidados (profissionais e ex-alunos), aos docentes e aos não docentes a colaboração prestada nesta atividade, assim como aos encarregados de educação na resposta ao convite que lhes foi enviado para apoiar os filhos e filhas na decisão quanto ao prosseguimento de estudos no ensino secundário.