As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm enormes vantagens no quotidiano das pessoas, mas também são uma desafio para os utilizadores. Na escola e na família a presença das TIC exigem que os adultos estejam aptos a garantir a segurança dos mais novos, tomando consciência dos riscos e das ameaças online e no uso de apps e softwares, adquirindo e desenvolvendo competências orientadas para a segurança. Na escola ocorrem cada vez mais com maior frequência problemas cuja origem está no uso das TIC, muitas vezes fora do horário escolar.
O Centro Nacional de Cibersegurança lança nova edição do curso Cidadão Ciberseguro que introduz conteúdos relacionados com os comportamentos seguros a adotar em teletrabalho, permitindo ao cidadão adquirir estas competências, necessárias no quotidiano, de uma forma intuitiva. Os formandos serão confrontados com vários conteúdos e exercícios sobre os comportamentos “saudáveis” a adotar, tendo em conta o tema da navegação segura no ciberespaço. O curso e-learning está dividido em três módulos (casa, trabalho e exterior), com quatro tópicos cada (Identidade, Redes e Navegação, Comportamento Social e Trabalho) e inclui uma avaliação final.
O Curso Cidadão Ciberseguro visa garantir ao cidadão um conjunto de competências que o permitam sentir-se apto a navegar de forma segura, reduzindo a sua exposição aos riscos do ciberespaço.
Para obter acesso ao curso e conhecer esta edição, aceda aqui.
O AEL recomenda esta formação online para todos os pais, mães, docente e não docentes do AEL.