Na tarde de 17 de março, cerca de 100 docentes do AEL participaram numa sessão de formação sobre a utilização da Escola Virtual, da Porto Editora, que contou também com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal, para melhor conhecer o funcionamento e as possibilidades desta plataforma de apoio às aprendizagens, que é mais um recurso digital que concorre para o Plano de Transição Digital na Educação.
A Câmara Municipal da Lousã adquiriu recentemente a licença premium desta plataforma para todos os alunos do ensino regular, desde o pré-escolar até ao 12º ano de escolaridade, facilitando aos docentes a preparação das atividades e a seleção de alguns recursos, assim como permite aos alunos uma aprendizagem mais autónoma, com recursos que guiam o aluno e dá feedback sobre o progresso das suas aprendizagens. Também os docentes e encarregados de educação têm acesso à informação sobre o progresso dos alunos.
A inclusão e a acessibilidade são também aspetos a destacar nesta plataforma, por exemplo para alunos com dificuldades de aprendizagem na linguagem ou em conteúdos mais abstratos. Vários conteúdos são apresentados de uma forma lúdica (gamificação) de forma a estimular os alunos que revelam uma menor interesse pelas atividades escolares.
Os alunos e docentes terão acesso à Escola Virtual durante 2 anos.