Pelo quarto ano consecutivo, os estudantes do terceiro ciclo do ensino básico e do secundário, através de um processo democrático que acontece em cada escola. vão poder decidir o que querem melhorar nas suas escolas.
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) é um processo democrático que pretende dar voz aos alunos e respostas às suas necessidades e interesses, promovendo assim o espírito de participação e de cidadania e a valorização da opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente.
Este processo envolve toda a comunidade escolar, podendo assim os alunos participar na elaboração de propostas que serão mais tarde votadas.
O Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3º ciclo e/ou do ensino secundário (caso da Escola Secundária da Lousã que tem 644 alunos) ou, no caso das escolas com um número de alunos inferior a 500 (caso da EB1), o valor atribuído será de 500 euros.
Para participar, os alunos e as alunas devem ter em conta as seguintes etapas:
1ª. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até dia 26 de fevereiro;
2ª. Divulgação e debate das propostas: de dia 15 a dia 22 de março;
3ª. Votação das propostas: dia 24 de março, Dia do Estudante, através de plataforma online;
4ª. Divulgação dos resultados: até dia 29 de março;
5ª. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
6ª. Execução da medida: até ao final do ano civil de 2021.
Ficha de apresentação da proposta OPE
Ficha para a apresentação dos proponentes OPE
Nota: As propostas a apresentar nesta edição para a Escola Secundária devem ter em conta que esta, no próximo ano letivo, irá ser sujeita a obras, pelo que não deverão ser incluídas propostas que não possam ser implementadas ou incorram no risco de ser danificadas.