
Caros elementos da comunidade educativa do AEL:
Tendo em conta o ano letivo atípico e as circunstâncias muito particulares a que todos temos estado sujeitos, o Observatório do AEL ponderou a suspensão de aplicação de questionários aos vários setores da comunidade escolar no âmbito do processo de Autoavaliação 2019/20. Contudo, e após recolher as opiniões da direção do AEL e do Grupo Alargado de Colaboradores (GAC), que integra representantes dos alunos, encarregados de educação e pessoal não docente e que participa e monitoriza o processo de autoavaliação, foi decidido adotar um modelo simplificado de inquérito, sem caráter científico, mas que permita uma auscultação da comunidade educativa e a aferição dos respetivos graus de satisfação.
Durante esta semana um inquérito, com igual formato digital (no Google Forms), foi enviado a todos os docentes, ao pessoal não docente, aos encarregados de educação e a todos os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, através dos respetivos endereços eletrónicos, sendo as respostas recolhidas até 26 de junho de 2020.
Estamos conscientes que, do ponto de vista totalmente legítimo e justificado de alguns, estes questionários possam ser considerados não prioritários, tendo em conta a pandemia que ainda nos assola.
Todavia, reproduzindo as palavras de um dos representantes dos alunos no GAC, a “autoavaliação da escola/agrupamento deveria ser, por todos, considerada como prioritária. Nela está a imagem de cada um, bem como, o nosso sentido de responsabilidade, dedicação, transparência esforço e a qualidade do ensino”.
Em última análise, a autoavaliação é uma imposição legal, estabelecida pelo art.º 6.º da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, o atual modelo foi aprovado em reunião do Conselho Geral do AEL e a redução dos elementos de análise a fontes documentais e/ou a resultados escolares iria traduzir-se num ainda maior enviesamento das conclusões finais.
Assim, a Equipa do Observatório do Agrupamento (EOA) vem, por este meio, solicitar a participação de todos no esforço de autoavaliação do ano letivo de 2019/20, na certeza de que as suas respostas a um inquérito anónimo simplificado e igual para todos os setores da comunidade educativa permitirão introduzir melhorias no serviço prestado pelo AEL.
A todos, o nosso bem-haja.