Desafios eTwinning no AEL

O Agrupamento de Escolas da Lousã participa em projetos eTwinning desde o ano de 2005, vários desses projetos obtiveram o Selo de Qualidade Europeu revelando-se uma mais-valia para que os nossos alunos pudessem construir aprendizagens em contextos diferenciados e de forma colaborativa com os seus pares noutras escolas da Europa. Para os docentes o eTwinning tem igualmente sido uma oportunidade para o trabalho conjunto e para a partilha de experiências.

O AEL também já obteve 3 prémios nacionais e já esteve representado em eventos internacionais tais como os Encontros eTwinning em Bucareste (2008), em Sevilha (2010) e em Varsóvia (2017). Em setembro de 2018 o AEL tornou-se uma Escola eTwinning. No AEL também promovemos a formação de docentes no âmbito do eTwinning – entre 2010 e 2014 realizou-se uma ação de formação de 15 horas e duas de 50 horas envolvendo mais de 50 docentes do concelho da Lousã e doutros concelhos vizinhos e mais recentemente, a 29 de janeiro, teve lugar na EB n.º2 a ação de curta duração: “O eTwinning integrado no Currículo” o qual contou com a participação de 17 docentes. 

No ano letivo 2019/2020, a turma G, do 3.º ano, da EB1 com JI de Santa Rita, sob a orientação da professora Carla Ferreira, participa em dois projetos eTwinning: Kids Arts Adventures e Children and Coding?

Para além desta turma portuguesa, no projeto Kids Arts Adventures participam outras turmas do 1.º ciclo, de países como Itália, Turquia, Eslovénia e Polónia. Com este projeto pretende-se diversificar as atividades de artes infantis que os alunos desenvolvem na sala de aula. Ao longo do ano letivo, os alunos participam em vários workshops. Mensalmente, são desafiados a desenvolver várias atividades, decididas pelos parceiros do projeto, que promovem o uso de algumas ferramentas digitais, a reciclagem de materiais, a composição com diferentes elementos, a criação de cenários para dramatizações, colagens, entre muitas outras. São aperfeiçoados vários processos que desenvolvem a imaginação, a percepção, a observação, o raciocínio e o controle gestual. Ao incorporar as artes na escola, estamos a contribuir para o desenvolvimento harmonioso das crianças, a formar indivíduos mais críticos e reflexivos, a reforçar a sua autoconfiança e a promover várias vertentes do seu próprio sucesso.

No projeto Children and Coding? temos como países parceiros a Roménia, Moldávia, Itália, Turquia, França, Reino Unido, Albânia, Espanha e Croácia. Este projeto surge no âmbito da disciplina de Iniciação à Programação e Robótica e das atividades de programação / robótica que os alunos vão desenvolvendo. Neste projeto, um largo grupo de professores europeus partilha as atividades desenvolvidas com os alunos, em contexto de sala de aula, propondo e desafiando os parceiros do projeto a realizá-las. Para além da partilha, aprendizagem e colaboração entre os docentes, estimula-se nos alunos a resiliência, o raciocínio matemático, a resolução de problemas, a aprendizagem com o erro e a  interdisciplinaridade com vários conteúdos curriculares.

https://live.etwinning.net/projects/project/177532

https://live.etwinning.net/projects/project/198728

No  1º. período decorreu o projeto “Exchanging Xmas Cards” orientado pelas docentes Graça Simões e Liliana Brites  em que o objetivo era a troca de postais entre países, sendo a língua obrigatória da mensagem o Inglês. A experiência contou com a participação dos 5.ºanos da EB n.º2 que nas aulas de Inglês escreveram mensagens alusivas ao natal e que posteriormente foram colocadas nos postais realizados pelos meninos do Jardim de infância das Fontainhas. Após o trabalho elaborado, os postais de natal foram enviados para um Jardim de Infância em Barcelona (Espanha).Uma atividade divertida, com espírito natalício que proporcionou aos mais novos e mais velhos um contacto com a cultura espanhola. Também na EB n.º1 os alunos do 2.º ciclo estiveram envolvidos no projeto “More than Xmas cards” com a colaboração da biblioteca escolar e sob a monitorização da professora Fernanda Fernandes possibilitando a troca de postais com escolas da Polónia, Espanha e Roménia.

https://twinspace.etwinning.net/101608/home

Na Escola Secundária da Lousã, a par com o Clube eTwinning, na EB nº2 da Lousã os discentes do 7ºA e 7ºE  levam a cabo o projeto “To a Healthy lifestyle, step by step”, o qual decorre também no âmbito do programa Erasmus+, em parceria com escolas da Polónia e da Espanha. No AEL o projeto conta com uma equipa de 10 docentes de diversos grupos disciplinares e uma psicóloga escolar, com a coordenação da professora Cristina Silva. O projeto subordina-se à temática dos hábitos de vida saudável e pretende incentivar os alunos a passar mais tempo ao ar livre e a praticar desporto; proporcionar a reflexão e partilha sobre a alimentação saudável, a gestão de emoções; desenvolver competências-chave; motivar as crianças para usar a língua inglesa em contextos reais e motivá-los para conhecerem e  respeitarem novas culturas; promover a partilha de ideias, metodologias de ensino e aprendizagem. Está estruturado em 6 desafios base, assentando, sempre que possível na modalidade “sala de aula invertida” em que os alunos são os principais agentes e atores do conhecimento e decorre em articulação com os projetos “+Contigo” e “Com Conta Peso e Medida” da ARS Centro.

https://twinspace.etwinning.net/86811/home

Recentemente foi também iniciada a participação no projeto “Imagine and Code”, em que os alunos irão desenvolver a utilização do pensamento computacional na resolução de problemas. O projeto é dinamizado pelo professor de informática Pedro Alves, estando envolvidas escolas da Turquia e Espanha, entre outras.

https://twinspace.etwinning.net/105763/home

Esperamos que a comunidade de eTwinners continue a aumentar no AEL para que cada vez mais alunos e docentes possam desfrutar de novas e motivadoras aprendizagens em conjunto no e com o eTwinning.