O Agrupamento de Escolas da Lousã, conjuntamente com a Câmara Municipal e a Equipa da Rádio Miúdos, (www.radiomiudos.pt), pretendem implementar três núcleos de uma Rádio Escolar /ESL, EBn1 e EBn2) com vista a desenvolver competências de entretenimento, divulgação de atividades e ocupação de alguns intervalos, dinamizados por crianças, jovens, professores e encarregados de educação.
“A Rádio Miúdos é a primeira rádio portuguesa para crianças que iniciou as emissões experimentais em novembro de 2015. É uma rádio exclusivamente on-line, com emissão 24 horas/7 dias por semana.
O projeto foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na última edição do concurso FAZ-IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA 2015, um concurso de empreendedorismo social na diáspora e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.
- Pretende-se dar às crianças portuguesas uma rádio à sua medida, com conteúdos, música, linguagem e informação adaptados às suas idades e onde possam ter voz.
- Pôr os miúdos a brincar com a própria língua desafiando-os através da palavra e da audição e não tanto pela imagem.
- Combater o “desamparo da língua” com que muitos emigrantes se deparam quando passam a residir no estrangeiro.
- Preencher uma lacuna no panorama da língua portuguesa, ser um ponto de encontro e uma ferramenta para que as crianças emigrantes, espalhadas pelo mundo, possam praticar a língua e ter contacto com a cultura mantendo a ligação a Portugal.”
Para o desenvolvimento deste projeto foi constituída uma equipa, coordenada pelo docente António Rijo Madeira, que irá dinamizar esta Rádio no AEL.
A metodologia segue um percurso de desafio em cada sessão, em que se procura incentivar a autonomia e as ideias dos miúdos.
As primeiras sessões são para a sensibilização para o “meio rádio” e particularmente, o que é isso da rádio-escola, as técnicas de rádio desde a notícia, a reportagem, à escrita e locução e onde nos pode levar o trabalho na rádio.
Mais tarde, serão ensinadas as técnicas para aprender a fazer os genéricos e promoções, de brainstorming e elaborar a programação – grelha, equipas, temas e formas de potenciar o trabalho nas aulas em rádio.
A ideia é formar uma equipa nuclear, composta por 15 miúdos para conseguir uma primeira grelha de 3 por programa, sendo que os programas decorrerão nos 5 dias úteis durante os intervalos grandes da manhã e nalguns casos, de tarde.
Os docentes e os encarregados de educação devem sensibilizar e promover esta iniciativa justo das crianças e dos jovens.
A primeira sessão decorrerá no próximo dia 10/1/2020, entre as 16h30m e as 18h, na Escola básica nº 1 da Lousã.