Radio Miúdos – captação de alunos e formação

O Agrupamento de Escolas da Lousã, conjuntamente com a Câmara Municipal e a Equipa da Rádio Miúdos, (www.radiomiudos.pt), pretendem implementar três núcleos de uma Rádio Escolar /ESL, EBn1 e EBn2) com vista a desenvolver competências de entretenimento, divulgação de atividades e ocupação de alguns intervalos, dinamizados por crianças, jovens, professores e encarregados de educação.

“A Rádio Miúdos é a primeira rádio portuguesa para crianças que iniciou as emissões experimentais em novembro de 2015. É uma rádio exclusivamente on-line, com emissão 24 horas/7 dias por semana.

O projeto foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na última edição do concurso FAZ-IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA 2015, um concurso de empreendedorismo social na diáspora e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.

  • Pretende-se dar às crianças portuguesas uma rádio à sua medida, com conteúdos, música, linguagem e informação adaptados às suas idades e onde possam ter voz.
  • Pôr os miúdos a brincar com a própria língua desafiando-os através da palavra e da audição e não tanto pela imagem.
  • Combater o “desamparo da língua” com que muitos emigrantes se deparam quando passam a residir no estrangeiro.
  • Preencher uma lacuna no panorama da língua portuguesa, ser um ponto de encontro e uma ferramenta para que as crianças emigrantes, espalhadas pelo mundo, possam praticar a língua e ter contacto com a cultura mantendo a ligação a Portugal.”

Para o desenvolvimento deste projeto foi constituída uma equipa, coordenada pelo docente António Rijo Madeira, que irá dinamizar esta Rádio no AEL. 

Esta equipa da “Rádio Miúdos” irá dinamizar sessões todas as sextas-feiras, entre as 16h30 e as 18 horas, até ao mês de junho, a fim de desenvolver nos participantes as competências e familiariza-los dos recursos e ferramentas que lhes possibilitem desenvolver vários tipos de programas radiofónicos.

A metodologia segue um percurso de desafio em cada sessão, em que se procura incentivar a autonomia e as ideias dos miúdos.

As primeiras sessões são para a sensibilização para o “meio rádio” e particularmente, o que é isso da rádio-escola, as técnicas de rádio desde a notícia, a reportagem, à escrita e locução e onde nos pode levar o trabalho na rádio.

Mais tarde, serão ensinadas as técnicas para aprender a fazer os genéricos e promoções, de brainstorming e elaborar a programação – grelha, equipas, temas e formas de potenciar o trabalho nas aulas em rádio.

A ideia é formar uma equipa nuclear, composta por 15 miúdos para conseguir uma primeira grelha de 3 por programa, sendo que os programas decorrerão nos 5 dias úteis durante os intervalos grandes da manhã e nalguns casos, de tarde.

Os docentes e os encarregados de educação devem sensibilizar e promover esta iniciativa justo das crianças e dos jovens.

A primeira sessão decorrerá no próximo dia 10/1/2020, entre as 16h30m e as 18h, na Escola básica nº 1 da Lousã.